HomeBebêsAcabou a licença maternidade, e agora?
licença maternidade

Acabou a licença maternidade, e agora?

Atualmente, as mulheres estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho, e a escolha de ser mãe traz consigo diversos medos e inseguranças. O final da licença maternidade acompanhado do retorno ao trabalho costuma tirar o sono da maioria da mães. Apesar do home office estar se tornando uma opção cada dia mais comum no mercado de trabalho, ainda é indispensável estar sozinha, sem as crianças por algumas horas, para que haja 100% de dedicação ao trabalho.

A maior dúvida entre as mamães ativas profissionalmente é, exatamente, o que fazer com o pequeno quando acaba a licença maternidade. Deixar a criança com babás, familiares ou encaminhá-lo à escola são as principais opções a serem consideradas neste momento. É importante analisar a fundo todas as possibilidades, e apenas decidir quando estiver 100% certa de que esta é a melhor opção para você.

Algo interessante a ser considerado é o monitoramento virtual 24h, existem escolas que contam com câmeras distribuídas por toda unidade para que a mamãe possa acompanhar o pequeno enquanto trabalha. Também é possível instalar câmeras na própria casa, assim este mesmo acompanhamento poderá ser feito enquanto a criança está com uma babá ou alguém de confiança.

Questões importantes para ajudar no retorno da licença

maternidade:

licença maternidade

A separação de mãe e filho para o retorno da licença maternidade pode ser mais tranquila

1- Você e o bebê sentem-se à vontade com esta pessoa que pretende cuidar dele durante a sua ausência?

2- A pessoa que estará cuidando da criança tem experiência anterior comprovada? É possível conversar com os responsáveis por estas experiências e trocar informações a respeito?

3- Você tem acesso livre a esta pessoa durante o período em que ela estará sozinha com o pequeno?

4- O local é organizado, limpo e higienizado constantemente garantindo a saúde e bem-estar do bebê?

Se todas as repostas forem positivas, já é possível deixar o seu pequeno e ir trabalhar tranquilamente, pois a segurança do bebê estará garantida.

Não podemos esquecer que é necessário a mamãe lembrar que este é um momento em que ela precisará, de certa forma, desligar um pouco do bebê e focar no seu lado profissional. Isso não quer dizer que a criança será esquecida. Caso necessário, ligue ou peça uma foto ou vídeo de como está a criança para deixar você mais tranquila e te manter focada no serviço. É muito importante que você tenha a certeza de que seu bebê está sendo bem cuidado e possa conferir pessoalmente, mesmo que de longe, a situação de seu filho. Vale lembrar que todo este cuidado irá garantir que o processo de separação seja calmo e tranquilo e menos traumatizante para ambos, principalmente para você.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário