Semana da Amamentação: Doação de Leite Materno – Guia Completo
O mês de agosto é marcado pela Semana da Amamentação, que reforça a importância do aleitamento materno para a saúde e desenvolvimento do bebê.
Aproveitando essa data, o blog Teste Positivo reuniu alguns temas importantes sobre amamentação para tratar em matérias ao longo da semana!
Hoje, vamos falar sobre a doação de leite, que mais que uma gentileza, é um ato de amor que salva a vida de milhares de bebês prematuros.
Amamentação: como doar leite materno?
O primeiro passo é lembrar que qualquer mulher que esteja amamentando é uma possível doadora.
O único requisito é estar em perfeitas condições de saúde e não fazer uso de substâncias que conflitem com a amamentação, como cigarro, bebidas alcoólicas, drogas e alguns tipos de medicamentos.
E, ao contrário do que se pensa, não é necessário ter uma grande quantidade de leite para doar. Para você ter uma ideia, um recém-nascido prematuro precisa de apenas 1 ml do alimento a cada mamada. Um pote cheio pode nutrir até 10 bebês em um dia inteiro.
Como fazer a doação de leite materno?
O primeiro passo é a coleta do leite materno para a doação. Esterilize um pote de vidro (boca larga) com tampa de plástico. A esterilização pode ser feita de forma caseira.
- Coloque os recipientes em uma panela funda e cubra com água.
- Ferva por 15 minutos e escorra (com a boca voltada para baixo) sobre papel toalha ou um pano bem limpo.
- Espere secar naturalmente.
- Feche o frasco sem tocar a parte interna do vidro.
O segundo passo é a preparação da mulher para a coleta. O ideal é evitar bombas, para minimizar o risco de contaminação. Os bancos de leite sugerem a ordenha manual.
- Use uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.
- Coloque uma fralda de pano ou máscara cirúrgica para cobrir o nariz e boca.
- Lave as mãos e os braços (até o cotovelo) com sabão neutro e água corrente.
- Lave as mamas com água.
- Seque as mãos e os seios com uma toalha limpa, que ainda não foi usada.
Para fazer a ordenha, escolha um local confortável, onde você consiga apoiar o frasco em uma superfície firme e higienizada.
Evite cozinhas e banheiros, que são locais de alta contaminação. Não converse durante a coleta ou não realize qualquer outra atividade, como mexer em controles remotos ou celulares.
Aprenda a fazer a ordenha de leite materno:
- Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares.
- Posicione o polegar acima da linha que termina a aréola.
- Coloque o indicador e o médio na mesma posição, só que abaixo.
- Firme os dedos e empurre em direção ao tórax.
- Aperte o polegar contra os outros dedos, até o leite começar a sair.
É importante desprezar os primeiros jatos. Abra o vidro e continue a ordenha, posicionando o frasco abaixo da aréola. Feche o pote imediatamente quando terminar a coleta e guarde no freezer. O ideal é deixar dois dedos de “sobra” no frasco, sem encher até a boca.
Se você não conseguiu essa quantidade, congele o leite assim mesmo e complete o recipiente com outras coletas (em até 10 dias). Lembre de anotar o dia da 1ª coleta e fixar em uma etiqueta no pote. Quando ele estiver cheio, você deve levar o frasco até o banco de leite mais próximo para fazer sua doação de leite materno.
Dica: Se você não conseguir completar um frasco em até 10 dias, não tem problema. Leve a quantidade que você tem, pois cada gota faz diferença.
Doe amor! Doe leite materno ♥️
Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.
Leia mais:
Gravidez entre amigas é contagiosa?