HomeBebêsCirurgia do bebê dentro da barriga deve chegar ao SUS
Cirurgia do bebê

Cirurgia do bebê dentro da barriga deve chegar ao SUS

Uma técnica inovadora foi descoberta na medicina: realizar uma cirurgia do bebê dentro da barriga não é mais algo impossível. A médica brasileira Denise Araujo Lapa desenvolveu recentemente o método. A profissional é ginecologista e obstetra, além de ser especialista em medicina fetal do hospital Albert Einsten, em São Paulo.

shutterstock_29697595

Entenda como a cirurgia do bebê na barriga funciona

Para transformar o futuro da saúde de diversos bebês e mãe, a especialista pesquisou durante 14 anos até encontrar um método eficiente e eficaz para a cirurgia do bebê na barriga ser algo possível. O método é minimamente invasivo e tratará os casos de mielomeningocele enquanto o bebê está no útero da gestante.

Também conhecida como espinha bífida aberta, a mielomeningocele é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas.

Descoberta chama atenção da comunidade internacional

Os estudos da fetoscopia foi difundido em diversos países do mundo, como Chile, Israel, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. O treinamento está com fila de espera e possivelmente a técnica deve chegar a rede de saúde pública brasileira, também conhecida como SUS, nos próximos meses.

Cirurgia do Bebê

Os detalhes da cirurgia e seu diferencial

Segundo a desenvolvedora da técnica, a cirurgia do bebê na barriga deve ser feita até a 26ª semana de gestação para minimizar os problemas neurológicos. O maior diferencial desse método que já beneficiou 97 bebês brasileiros e 13 em todo o mundo, é que não há necessidade abrir a barriga da mãe.

Abrir a barriga da mamãe gestante ocasiona muito pontos a mais do que uma cesárea, além de tornar as chances de rompimento do útero maiores. A cirurgia desenvolvida pela especialista brasileira é feita com quatro micro cortes na barriga da gestante. O procedimento é semelhante a laparoscopia, com a diferença que um equipamento de ultrassom também é utilizado para localizar a placenta.

Cirurgia do bebê

Os instrumentos para a cirurgia no bebê são introduzidos através desses instrumentos. A medula é colocada no lugar certo e depois de alguns dias a recuperação do bebê acontece. Nessa fase o bebê possui uma grande riqueza de células-tronco, o que facilita a recuperação do procedimento.

A cirurgia traz diversos benefícios, permitindo que o bebê consiga levar uma vida normal, sem problemas para andar ou urinar, consequências comuns quando a espinha bífida não é tratada.

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais:

Incompetência Istmo Cervical: quais seus sintomas e como tratar?

Colar de âmbar para dentição: entenda os riscos

Tata Werneck desabafa e desmistifica hiperêmese gravídica

Mais meninos? Aquecimento Global influenciará no sexo dos bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário