HomeBebêsDicas valiosas de cuidados com o recém-nascido
cuidados com o recém-nascido

Dicas valiosas de cuidados com o recém-nascido

O bebê nasceu, e a sua estadia no hospital acabou, e agora? Um misto de ansiedade, alegria e medo tomam conta da mais nova família, os cuidados com o recém-nascido finalmente dependerão somente de vocês, sem a ajuda de médicos e enfermeiras de plantão. E este é o período em que vocês vão fortalecer o vínculo da família, se adaptar, se conectar e se conhecer melhor. Considerado recém-nascido até o 28º dia, nós, do Teste Positivo, resolver separar as mais valiosas dicas para que você possa lidar com o pequenino da melhor forma durante este tempinho que passa tão rápido. Confira! 😉

cuidados com o recém-nascido

 

Confira as dicas de cuidados com o recém-nascido

Primeiro vamos ao básico, o bebê vai dormir bastante, mamar e fazer suas necessidades fisiológicas. Então, ele vai precisar tomar, no mínimo, um banho por dia. Falando assim, parece fácil não é mesmo?!

Ok, não é tão simples assim, por isso, vamos às dicas!

 

Vamos começar pelo banho!

Prepare todo o ambiente antes de tirar a roupa do pequeno. Deixando o xampu neutro e o sabonete à mão. Sim, o bebê precisa lavar o cabelo, mesmo que seja bem pouquinho.

Feche portas e janelas, evitando qualquer corrente de ar.

Encha a banheira com água bem quentinha, mas não esqueça de conferir a temperatura com um termômetro de banho – se você ainda não tiver um, é facinho de encontrá-lo em qualquer farmácia.

Deixe o álcool 70%, a toalha, o lencinho, a pomada e a roupinha que o bebê vai usar preparados e próximos do local onde vai vestir o bebê.

Não utilize talco ou óleos no pequeno ainda, pois podem causar alergia.

Para facilitar, você pode adquirir uma almofada de banho, ou redinha.

 

A troca de fraldas

Separe novamente tudo o que vai usar e deixe próximo ao local da troca de fraldas. Existem lencinho próprios para recém-nascidos, mas se você preferir, use apenas algodão e água morna, uma fralda nova e a pomada. No caso das meninas, não esqueça de limpar em sentido único de cima para baixo, evitando a contaminação.

 

Higiene do umbigo ou coto umbilical

É muito importante limpar direitinho o coto umbilical, aquele restinho, de mais ou menos 2cm, do cordão umbilical, que fica preso por um grampo.

Você precisa manter ele sempre sequinho e bem limpo, principalmente a sua base. Para a limpeza, você deve usar álcool 70% e deixar secar exposto, nunca cubra o umbigo, seja com fraldas ou panos. Temos uma matéria inteirinha para explicar os cuidados passo a passo do umbigo aqui.

 

Prevenção de infecções

O recém-nascido ainda tem o sistema imunológico muito imaturo, por isso mantenha as mãos sempre limpas antes de pegar e trocar o bebê. Lave frequentemente e mantenha um vidrinho de álcool gel sempre por perto para caso o pequeno chorar e exigir atenção.

Evite locais fechados, aglomerações e o contato com pessoas doentes.

 

Transporte para consultas médicas e vacinas

Sempre use a cadeirinha ou o bebê conforto no carro, siga as instruções do manual para a instalação correta, e nunca coloque no banco da frente. Carregar o pequeno no colo está totalmente fora de cogitação! A segurança dele vale muito mais a pena do que evitar alguns minutinhos de choro.

 

Roupinhas

Ignore aqueles comentários que dizem que o recém-nascido sente muito frio. Vista o bebê de acordo com o que você está sentindo, se estiver calor, coloque roupinhas mais leves, e caso esteja frio, roupinhas mais quentinhas. Verifique se o pequeno está com frio ou calor pela temperatura da barriguinha, nunca pelas mãos ou pés, pois eles costumam ser mais frios.

 

Choro

Com o tempo, você vai se acostumar com a intensidade do choro do pequeno, e saberá se ele está com fome, sujo, cansado e até entediado. Geralmente, o choro de sono e fome é mais alto e estridente, você deve apenas alimentá-lo e colocá-lo para dormir, enquanto o chorinho mais fraco e manhoso costuma ser tédio e maha, onde apenas um colinho é suficiente para acalmá-lo.

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Encante-se com “A vida secreta dos bebês”

– Maioria de acidentes com bebês envolve carrinhos e outros equipamentos

– Fraldas de pano modernas: um guia completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário