HomeBebêsDescubra tudo sobre as rotinas de sono do bebê
rotinas de sono

Descubra tudo sobre as rotinas de sono do bebê

As rotinas de sono do bebê é algo realmente preocupa as mamães durante toda a gestação, onde colocar o pequeno para dormir, por quanto tempo, quando será que ele vai conseguir passar a noite inteira sem acordar?? Este último questionamento é o mais desesperador depois que o bebê nasce, pois no comecinho ele ainda está se adaptando ao mundo exterior e precisa se alimentar regularmente. Porém, conforme o tempo vai passando, as rotinas vão naturalmente sendo criadas e a família vai se adaptando junto do pequeno a toda novidade que os cerca. No último post sobre esse assunto falamos sobre as rotinas de sono nos primeiros seis meses do pequeno, e hoje continuamos com dicas da Dra. Lisiane Dresch, pediatra e neonatologista colaboradora do Alô Mamãe, sobre as rotinas de sono do sexto mês ao primeiro ano do bebê, para ajudar nessa complexa adaptação, tanto para o bebê, quanto para a família.

rotinas de sono

Agora seu bebê já está maiorzinho e vocês podem começar a impor rotinas específicas para o pequeno.

Confira mais dicas sobre as rotinas de sono do bebê

Seu pequeno já tem seis meses e está começando a se alimentar de frutinhas, suquinhos e papinhas, ou seja, a alimentação já não depende mais exclusivamente do leite da mãe. Um grande passo está sendo dado e esta é apenas mais uma das inúmeras adaptações que a família irá passar com o novo integrante.

As mamadas agora se intercalam com as papinhas. O bebê já pode ser alimentado por outras pessoas e você já consegue descansar um pouco mais. Nesta fase você já pode diminuir consideravelmente as mamadas noturnas. Para isso, você deve amamentar o mais tarde possível, antes de dormir, e aos poucos, você conseguirá tirar as mamadas da noite. A Dra. Lisiane Dresch salienta que seu bebê já não precisa mais delas.

O bebê agora já chegou ao nono mês e já está mais adaptado com as papinhas. Este é o momento para lembrar que o pequeno deverá se acostumar com o seu próprio quartinho e berço. Colocar o bebê ainda acordado no berço para que adormeça sozinho é essencial para garantir tranquilidade nas futuras noites de sono. Não vai ser fácil, mas o resultado com certeza valerá muito a pena para toda a família, inclusive para seu bebê!

rotinas de sono

Dormir no próprio quartinho é essencial para garantir tranquilas noites de sono no futuro!

Um ano se passou e vocês já estão completamente adaptados a vida com mais um integrante? Sem dúvida tudo parece mais fácil e flui de forma mais natural do que no começo. As brincadeiras estão cada vez mais intensas e divertidas! É muito importante lembrar que, nesta fase, para garantir uma boa noite de sono, a rotina deverá começar cedo, e as interações e estímulos mais calmos e tranquilos.

O bebê deverá seguir sua própria rotina de dormir cedo e acordar cedo, sem seguir o ritmo dos pais, que costumam dormir mais tarde. O sono noturno é o mais saudável para seu pequeno, pois auxilia no crescimento e no desenvolvimento do seu filho.

Uma boa dica é começar as rotinas de sono com banho morno para relaxar, leia um livro para que o bebê vá se acostumando que está chegando a hora de dormir. E mesmo que o pequeno ainda esteja alerta, coloque no seu quartinho, em sua própria caminha, ou berço, e reduza as luzes. Se possível, uma música suave também pode ajudar a relaxar.

 

Leia mais

– Dicas para regular o sono do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário