Embutidos podem ser prejudiciais para a saúde dos bebês
Os alimentos embutidos compreendem a salsicha, o presunto, o salame, a mortadela, a copa, o peito de peru, entre outros. Segundo Clarisse Corbelini, que é Nutricionista Clínica Funcional e colaboradora do Alô Mamãe, esses alimentos devem ser evitados pelos adultos e não devem ser oferecidos às crianças, principalmente no primeiro ano de vida. Pois são alimentos produzidos, muitas vezes, à base de sobras de outros alimentos cárneos. Após serem removidas as partes nobres das carnes, o que sobra, como pele, gorduras, cartilagens é destinado à produção dos embutidos, principalmente da salsicha, aquela tão famosa usada para fazer o cachorro quente nas festinhas infantis.
Saiba mais sobre os embutidos e os riscos de incluí-los na alimentação das crianças:
Esses ingredientes são triturados e moídos até adquirir uma consistência de purê. São adicionados então vários produtos e conservantes como o sal, nitratos, nitritos, estabilizantes, amido, xarope de milho (leia-se açúcar) e glutamato monossódico. Essa mistura contém uma quantidade muito pequena de nutrientes, e por isso deve ser evitada.

O consumo de embutidos não é indicado em nenhuma fase da vida, pois esses alimentos possuem muitos conservantes e poucos nutrientes.
A nutricionista Clarisse Corbelini também explica que o glutamato monossódico é um realçador de sabor, considerado um aditivo químico e pode aparecer nos ingredientes dos alimentos como INS-621. O glutamato presente nos alimentos embutidos atua em nível do sistema nervoso central e pode desencadear crises de enxaquecas em pessoas susceptíveis, além de sensibilizar as papilas gustativas de adultos e principalmente de crianças, prejudicando sentir o gosto real dos alimentos.
Os nitratos e nitritos presentes nos embutidos são substâncias utilizadas para conservação e, quando chegam ao intestino, tornam-se potencialmente cancerígenos.
Além disso, os alimentos embutidos, em sua maioria, são ricos em gordura saturada animal, um tipo de gordura inflamatória do corpo humano que, segundo a nutricionista, é muito prejudicial, estando associada ao desenvolvimento de problemas cardíacos e dislipidemias.
Por isso tudo, os alimentos embutidos entram na lista de alimentos que devem ser evitados pelas crianças menores de um ano. E cá entre nós, são alimentos que devem ser evitados por todos que buscam saúde e um estilo de vida saudável, não é mesmo?