HomeBebêsLevar o bebê ao dentista é um ato de amor!
bebê ao dentista

Levar o bebê ao dentista é um ato de amor!

Quando o bebê nasce a mamãe tem sempre aquela preocupação de levar regularmente ao pediatra para acompanhar o desenvolvimento do pequeno e seguir à risca todas as recomendações para evitar doenças. Pois esta mesma preocupação deveria haver com os dentes do pequeno! O hábito de levar o bebê ao dentista, ou odontopediatra, um dentista especializado em lidar com crianças e suas peculiaridades, deve ser regular e começar antes mesmo da primeira dentição. A prevenção é sempre o melhor caminho a ser seguido, e com nossos pequenos indefesos não poderia ser diferente. Hoje vamos explicar os principais motivos para você levar seu pequenino ao dentista antes mesmo de aparecer o primeiro dentinho.

bebê ao dentista

É importante criar o hábito de ir ao dentista desde bebê, evitando que o pequeno, no futuro, tenha medo do profissional.

Entenda os principais motivos para levar seu bebê ao dentista

  • Criar uma rotina de ir ao dentista, tanto quanto no pediatra irá amenizar o medo que a maioria das crianças têm do profissional, principalmente porque geralmente são levadas apenas quando a cárie já existe e precisa de tratamento, traumatizando a criança ao levar em um ambiente estranho, com um desconhecido, para resolver algum incômodo.
  • O Ministério da Saúde recomenda que, enquanto os dentes ainda não nascem a mamãe deve fazer a higiene das gengivas, com uma gaze, após a última mamada do dia. E, aproximadamente aos seis meses de idade, quando o primeiro dentinho aparecer, trocar para uma escova especial e utilizar uma pasta de dentes sem flúor específica para bebês.
    bebê ao dentista

    Criar o hábito de cuidar da higiene bucal evitará problemas com os dentes no futuro.

  • As primeiras consultas servirão para avaliar o interior da boca do pequeno e identificar possíveis riscos de cáries. O odontopediatra também vai explicar para a mamãe tudo sobre higiene bucal, controle alimentar, amamentação, o uso de chupetas e mamadeiras.
  • Quando começarem a aparecer os primeiros dentinhos, o dentista poderá ajudar a mamãe a aliviar o incômodo causado ao bebê com dicas super importantes, de acordo com o caso.
  • Você já ouviu falar em “cárie de mamadeira”? São cáries que, não só avançam rapidamente, como causam sensibilidade nos dentes do bebê. Estas cáries são causadas pelo acúmulo de resíduos, inclusive leite, materno ou não, e suco, nos dentinhos do pequeno. Por isso é muito importante fazer a higienização correta e evitar que seu bebê sofra com problemas nos dentes desde tão novinho.
  • Outro problema muito comum é o traumatismo dental. Quando a criança cai e sofre algum dano nos dentes é importante levar o mais rápido possível no dentista para que o mesmo avalie o trauma e evite que o dentinho escureça e apresente rachaduras. Por isso é importante ter o contato do odontopediatra que costuma atender seu pequeno sempre à mão.

Com tantos motivos para levar seu bebê ao dentista desde novinho, agora fica mais fácil manter a saúde bucal do pequeno em dia. Lembrando que todo cuidado com os pequenos é um ato de amor! s2

 

Leia mais

– Os dentes do bebê nasceram, e agora?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário