HomeGravidezSaiba por que o pré-natal é tão importante
pré-natal

Saiba por que o pré-natal é tão importante

Você recebeu uma grande notícia e descobriu que está grávida! Parabéns! Agora é hora de sentar e se preparar para o pré-natal, assim você vai poder acompanhar de pertinho tudo que acontece com seu bebê e toda mudança no seu corpo. Durante os nove meses de gestação, você irá fazer inúmeros exames para acompanhar o desenvolvimento do bebê, e também a sua saúde – afinal, é importante estar bem preparada quando o pequeno nascer.

O primeiro passo é escolher cuidadosamente quem será seu ginecologista/obstetra, ou seja, quem irá acompanhar toda sua gestação. Logo na primeira consulta, ele entregará uma lista enorme de exames e fará várias recomendações de tudo o que você poderá ou não fazer, quais alimentos comer, evitar ou, até mesmo, excluir do cardápio.

Principais exames do pré-natal

Sangue

Os primeiros exames solicitados são os de sangue. O hemograma completo vai verificar sua tipagem sanguínea, se você está com alguma deficiência de nutrientes e vitaminas ou alguma doença que necessita de tratamento. Futuramente, serão feitos outros hemogramas para conferir o andamento da gestação e, inclusive, investigar se você tem pré-disposição a apresentar pré-eclâmpsia (doença da gravidez causada pelo aumento da pressão arterial que pode causar graves complicações).

Urina

Exames de urina são importantes para verificar se a gestante está com algum tipo de infecção. Caso apresente alguma alteração, poderá passar para os rins e, até mesmo, causar nefrite – podendo provocar uma prematura indução ao parto.

Ultrassonografia

Os exames de pré-natal mais aguardados por todas as mamães são as ultrassonografias. Durante toda a gestação você vai fazer, no mínimo, quatro. É no ultrassom que é possível descobrir o sexo do bebê e ver o pequeno se mexendo.

A primeira ultrassonografia a ser feita é transvaginal, pois o bebê ainda é muito pequeno. Neste exame, o tempo de gestação será determinado, você descobrirá a quantidade de bebês e o número de placentas, em caso de gêmeos.

As outras irão analisar o crescimento do bebê, e tentar descobrir má-formações ou síndromes genéticas, como a Síndrome de Down.

Não podemos esquecer da famosa ultrassonografia 3D/4D, feita apenas entre a 26ª e a 32ª semana, que, apesar de não ser um exame obrigatório, é extremamente requisitada pelas mamães e pelos papais para garantir a primeira foto do pequeno.

Anamnese

Em todas as consultas seu médico fará várias perguntas. Para acompanhar você da melhor forma, ele precisará do máximo de informações possíveis, não pense duas vezes e conte tudo o que estiver passando na sua cabeça. Lembre-se de que este é o momento ideal para tirar todas as suas dúvidas. Para não esquecer nada, sugerimos anotar tudo em um papel ou agenda, e levar na bolsa.

Durante toda a gestação, o médico irá acompanhar seu peso, pressão arterial, batimentos cardíacos e analisar os resultados de todos os exames solicitados por ele. Além disso, o médico também ouvirá as batidas do coração do pequeno e, com certeza, você ficará emocionada todas as vezes.

pré-natal

A primeira foto do bebê poderá ser garantida antes mesmo do nascimento, graças a ultrassonografia 3D e 4D.

Todo este acompanhamento da gravidez é muito importante para garantir a saúde e a integridade da mamãe e do bebê. Também devemos lembrar que, para garantir um parto tranquilo e seguro, a gestante deve realizar o seu pré-natal corretamente.

Agora que já está por dentro de tudo o que vai acontecer, desejamos uma boa gestação, e, como diriam as avós, uma boa hora! 😉

 

Leia mais:

– Vitaminas essenciais durante a gravidez

Quanto pode engordar durante a gestação?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário