HomeBebêsLeite Materno: existe hora certa do desmame?
leite materno

Leite Materno: existe hora certa do desmame?

Definir quando o leite materno deve parar de ser oferecido ao bebê é um assunto polêmico e repleto de palpites e opiniões. A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, é de que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de vida e complementar até os 2 anos.

Mas amamentar vai muito além de uma recomendação, decidir qual é o momento certo de parar depende do bebê, da mãe e de seu estilo de vida. É preciso encontrar um equilíbrio e não parar de amamentar cedo demais ou prolongar essa fase por muito tempo.

leite materno

Como sei que devo parar de oferecer o leite materno?

Anteriormente, falamos que não existe momento ideal. De fato, isso é uma realidade, mas existem alguns indícios que mostram que a hora do desmame chegou. Por exemplo, quando o bebê começa a perder o interesse pelo peito e fica mais curioso para provar outros tipos de alimentos.

Fatores como a rotina profissional e as condições físicas e emocionais da mãe influenciam e podem contribuir para decidir pelo desmame. Vale ressaltar que o pediatra deve ser consultado antes de tomar uma decisão importante como essa, assim a saúde e desenvolvimento do bebê estarão mais assegurados.

leite materno

Depois do desmame, qual a maneira certa de oferecer leite ao bebê?

Especialistas recomendam que o leite seja oferecido em um copinho ou mamadeira (menos aconselhável). As fórmulas são uma alternativa para substituir o leite materno. É preciso reforçar que um bebê com menos de 1 ano de idade jamais pode consumir leite de vaca, pois sua digestão é mais difícil e o risco de alergias é grande.

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais:

Incompetência Istmo Cervical: quais seus sintomas e como tratar?

Colar de âmbar para dentição: entenda os riscos

Tata Werneck desabafa e desmistifica hiperêmese gravídica

Mais meninos? Aquecimento Global influenciará no sexo dos bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário