HomeBebêsRefrigerante faz mal, dê um basta de vez!
refrigerante

Refrigerante faz mal, dê um basta de vez!

Atenção mamães! Continuando a saga do que não dar ao seu bebê, hoje continuaremos a falar dos refrigerantes. Como o assunto é extenso, resolvemos fazer outro post e explicar direitinho, passo a passo, para não deixar dúvidas, os malefícios do refrigerante, que tanto agrada ao paladar, principalmente dos pequenos. Se você ficou assustada com tudo que falamos anteriormente, prepare-se, pois a bomba é bem maior!

refrigerante

O alto consumo de refrigerante pelas crianças pode causar obesidade infantil.

Descubra mais alguns malefícios do refrigerante

Conferimos diversos fatores que provam que o açúcar faz muito mal, porém, ainda não falamos do aumento da predisposição para o aparecimento de cáries. O alto consumo de açúcar é o grande responsável pelo aparecimento das cáries, mas existem outros componentes químicos, como o ácido fosfórico, nos refrigerantes que prejudicam a saúde dos dentes e corroem o esmalte, sua proteção.

Continuando a grande lista de malefícios do refrigerante, temos a cafeína, presente na composição da maioria. Este composto é um poderoso estimulante e diurético, e pode contribuir para aumentar a agitação do seu pequeno, e até atrapalhar na tão sagrada rotina do sono.

Segundo Clarisse Corbelini, nutricionista colaboradora do Alô Mamãe, as cores chamativas da bebida são produzidas por aditivos químicos tóxicos, capazes de agredir o organismo e contribuir para o aparecimento de diversos tipos de câncer. No Brasil, os refrigerantes possuem 67 vezes mais corante caramelo IV (um aditivo considerado altamente cancerígeno). Um estudo escocês associou o consumo de refrigerantes ao surgimento de câncer intestinal e colorretal. A revista científica sueca American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo que apontou que o consumo de uma lata de refrigerante por dia aumenta em 40% o risco dos homens desenvolverem câncer de próstata.

E não para por aí, até a embalagem dos refrigerantes, como garrafas plásticas e latas, também causam danos ao organismo. O culpado por isso é o Bisfenol A (BPA), presentes na composição do plástico e do revestimento interior das latinhas. Clarisse Corbelini salientou que diversos estudos comprovam que o Bisfenol A causa desregulação endócrina e pode contribuir para o surgimento de problemas na tireoide, obesidade e câncer.

Finalizando a longa lista de malefícios do refrigerante, é preciso informar que as opções diet, light e zero também não são boas opções. Apesar da falta de açúcar, seus substitutos são adoçantes artificiais, porém, ainda não há um consenso dos malefícios específicos causados por eles. Na dúvida, o melhor é evita-los.

Depois de uma numerosa lista negativa em relação aos refrigerantes, o melhor a fazer é substituir pela boa e velha água! Nada é melhor do que água, ela é capaz de hidratar e matar a sede. Mas não se esqueça e prefira as garrafas de vidro! Vamos trocar as garrafas de plástico e cuidar melhor da saúde de nossos pequenos, afinal de contas, somos responsáveis por tudo que acontece com eles, principalmente quando se trata da alimentação.

 

Leia mais

– Refrigerantes são um veneno, entenda o motivo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário