HomeBebêsQuando virar a cadeirinha do carro para frente?
cadeirinha do carro

Quando virar a cadeirinha do carro para frente?

A cadeirinha do carro é o que garante a segurança do bebê nos passeios, sendo um dos itens essenciais do enxoval. Mas muitas dúvidas ainda rondam o uso do acessório, principalmente entre os pais de primeira viagem. São diversas recomendações para o uso correto do cinto, sua regulagem, posição, etc. Uma das dúvidas mais comuns é quando é possível virar a cadeirinha do carro para frente, um momento bastante esperado, principalmente nas famílias com crianças que não gostam de ficar na cadeirinha.

Antes de saber quando já é possível virar a cadeirinha do carro para frente, vamos explicar o motivo pelo qual os pequenos ficam um bom tempo olhando para o banco de trás. Em entrevista ao Bebê.com.br, a coordenadora da ONG Criança Segura, Gabriela Guida de Freitas, afirmou que esta posição é ideal porque “a coluna e o pescoço do bebê não suportariam o peso exercido pela cabeça durante uma colisão se ele estiver de frente para o movimento”.

cadeirinha do carro

 

O momento ideal para virar a cadeirinha do carro para frente

A recomendação dos especialistas é que bebês de até 13 kg usem o bebê conforto, bem afivelado ao banco do carro e virado de costas para o motorista. A partir desse peso – as crianças atingem essa marca por volta de 1 ano de idade, normalmente – o bebê já pode usar a cadeirinha virada para frente. Mas não deixe de conferir a indicação de peso e idade no manual do fabricante da cadeirinha que você adquirir.

A altura do bebê também conta! Se por acaso o pequeno já estiver com o topo da cabeça para fora do bebê conforto, significa que ele já está pronto para usar a cadeirinha do carro para frente, que será usada até cerca de quatro anos de idade, ou até atingir o peso indicado pelo fabricante. Há modelos completos, que acompanham bastante o crescimento da criança.

O que você não pode fazer!

Levar o bebê no colo é terminantemente proibido! Gabriela salienta que, “no momento da batida é impossível segurar a criança no banco e ela acaba sendo projetada para frente ou até mesmo para fora do veículo”. Com o tempo, a criança se acostuma com o bebê conforto e a cadeirinha, mas é importante que os pais sejam firmes e não viajem com o bebê fora do acessório.

Vale lembrar também de seguir à risca todas as recomendações da cadeirinha e do bebê conforto, pois os acessórios podem oferecer riscos ao bebê, quando não instaladas corretamente. A especialista destaca que quando “instalada e usada corretamente, a cadeirinha reduz em até 71% o risco de morte em caso de colisão”.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Dicas para viajar com bebê

Encante-se com “A vida secreta dos bebês”

Saiba quando introduzir leite de vaca na alimentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário