HomeBebêsRefrigerantes são um veneno, entenda o motivo
refrigerantes

Refrigerantes são um veneno, entenda o motivo

Que os refrigerantes fazem mal, isso não é novidade, mas será que você sabe o verdadeiro motivo? Atualmente as mamães têm um dilema muito grande quando se trata da alimentação do filho. Os pediatras dão inúmeras recomendações que nem sempre as mães compreendem, e por isso acabam descuidando e baixando a guarda para certas iguarias. Também precisamos lembrar que vivemos em sociedade e sempre existirá a vó, a sogra, a tia, a vizinha, a amiga e todos os palpiteiros de plantão que adoram oferecer algo diferente para a criança.

É muito complicado você negar algo para seu filho, principalmente quando você não entende o real perigo que isso irá causar para ele. O refrigerante acaba sendo um dos docinhos que você sabe que faz mal, mas não sabe o quanto, então acaba não se preocupando muito e acaba deixando o pequeno consumir. Estudos mostram que 56% dos bebês tomam refrigerante na mamadeira antes do primeiro ano de vida.

Hoje o mundo está passando por uma transição muito complexa em relação a alimentação. A chamada geração saúde é composta por pessoas extremamente focadas em corpos perfeitos e alimentação super saudável e a cada dia ganha mais adeptos. Após vivermos uma fase onde a obesidade atingiu o recorde em diagnóstico de crianças e adolescentes, a concepção de viver e ser saudável deu uma guinada muito grande e acabou tomando um rumo inesperado, onde grande parte da população está tomando consciência de que somos o que comemos, e que viver bem é uma opção que podemos ter, é só realmente querer.

refrigerantes

A escolha de ser saudável cabe a nós decidir.

Você precisa entender o real motivo pelo qual ninguém deve tomar refrigerante, principalmente as crianças, que ainda estão com o organismo em formação.

Entenda porque não se deve dar refrigerantes aos pequenos

A Organização Mundial de Saúde recomenda apenas o consumo de 25g/dia de açúcar, porém, algumas latinhas de 350ml de refrigerantes, sucos e néctares chegam a ter até 40g de açúcar, ou seja, duas colheres bem cheias de açúcar. Resumindo, apenas uma latinha já representa quase o dobro do recomendado.

refrigerantes

Algumas latinhas de 350ml de refrigerantes, sucos e néctares chegam a ter até duas colheres bem cheias de açúcar.

De acordo com a Nutricionista colaboradora do Alô Mamãe, Clarisse Corbelini, o consumo excessivo de açúcar é o principal fator para desenvolvimento de diabetes tipo II e resistência à insulina. Além de contribuir para o desenvolvimento da obesidade e todas as complicações advindas dela.

refrigerantes

Todo açúcar contido em apenas uma latinha é considerado como veneno pelo organismo.

E isso tudo vai ainda mais longe, o nosso organismo jamais aceitaria esta quantidade toda de açúcar se não fosse a existência de um componente chamado ácido fosfórico. Este elemento é responsável por disfarçar o sabor exagerado doce para evitar a rejeição pelo corpo. E tanto o açúcar, quanto o ácido fosfórico acidificam o sangue. Segundo Clarice Corbelini, de maneira compensatória, o organismo utiliza o cálcio dos ossos para diminuir a acidez sanguínea, e acaba, assim, favorecendo o aparecimento da osteoporose. Estudos feitos com mulheres que ingeriam três latas de refrigerante por semana revelou que elas perderam, em média, 4% de massa óssea na região do quadril.

E esse é apenas um dos motivos pelo qual você não deve consumir refrigerantes, e, especialmente, nunca oferecer ao seu filho. Quando crescer, ele terá muitas oportunidades de consumir as famosas “junk food”, reserve esta opção para quando ele tiver maturidade suficiente para isso. Não esqueça, você é responsável por tudo que ele come e faz durante os primeiros anos de vida, e suas escolhas refletirão diretamente em tudo que ele irá se tornar quando crescer. Faça as escolhas mais certas possíveis e, com certeza, você irá deitar sua cabeça tranquilamente no travesseiro a noite, sabendo que fez o melhor para que seu pequeno cresça feliz e saudável.

 

Leia mais:

– Gelatina faz bem ou faz mal? Saiba mais

– Embutidos podem ser prejudiciais para a saúde dos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário