HomeGravidez10 coisas para fazer quando descobrir a gravidez
descobrir a gravidez

10 coisas para fazer quando descobrir a gravidez

Descobrir a gravidez é um dos momentos mais inesquecíveis da vida de qualquer mulher. Quando é uma gestação planejada e muito esperada, uma alegria extrema toda conta da futura mamãe.

Já quando é uma surpresa, é normal sentir medo e ansiedade e aquele sentimento de “não saber o que fazer”. A única certeza é que uma nova vida está crescendo na sua barriga e nada mais será como antes. Mas por onde começar?

Se você acabou de descobrir a gravidez, preparamos uma lista para te ajudar! Mesmo se você estiver com muitas dúvidas e com receio do que vem pela frente, fique tranquila: uma viagem maravilhosa te espera!

O que fazer quando descobrir a gravidez?

1 – Dar a notícia ao futuro papai

O papai precisa saber da notícia, não é mesmo? As mamães mais ansiosas podem até já ter enviado uma foto do teste de gravidez positivo por Whatsapp, mas uma boa ideia para iniciar essa jornada de forma ainda mais emocionante é planejar dar a notícia como um presente ou uma surpresa.

descobrir a gravidez

2 – Procure um médico

Também é fundamental marcar uma consulta, o mais rápido possível, para dar início ao pré-natal e realizar todos os exames necessários. De primeira, você pode consultar o  ginecologista que te acompanha, mas certifique-se que ele também seja um obstetra. Se precisar de outro profissional, peça indicações para amigas e familiares, além de buscar referências do profissional na Internet.

3 – Conte para as pessoas mais íntimas

No início, reserve a notícia apenas para pessoas íntimas, como familiares mais próximos e sua melhor amiga. O cuidado vai te ajudar a lidar com a ansiedade, até ter certeza que está tudo bem com a gravidez.

descobrir a gravidez

4 – Tenha uma alimentação mais saudável

Se você ainda não tem uma rotina alimentar saudável, a hora de começar é agora! Priorize frutas, legumes, verduras, carboidratos integrais e evite frituras, doces em excesso e refrigerantes.

Uma ótima dica é buscar a orientação de um nutricionista especializado em gestantes, que também pode te ajudar a controlar o ganho de peso com um cardápio mais balanceado e propício para o desenvolvimento do bebê.

5 – Beba mais água

Você sabia que beber água na gravidez é essencial para a formação do líquido amniótico e melhora na circulação sanguínea? Então, tente manter o hábito de beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

Além de ser primordial para manter a saúde da placenta, beber água na gravidez ajuda a estabilizar a pressão arterial e elimina toxinas que podem causar infecção urinária, condição muito perigosa para a gestante.

descobrir a gravidez

6 – Tome as vitaminas indicadas pelo médico

Se você já foi ao médico, ele deve ter passado uma receita com vitaminas essenciais para o desenvolvimento do bebê neste primeiro trimestre. Compre-as imediatamente e não esqueça de tomar, diariamente!

7 – Informe-se

Agora é hora de buscar o máximo de informações possíveis sobre a gravidez e os cuidados com o bebê. Comece a seguir páginas sobre maternidade nas redes sociais, baixe aplicativos, busque por notícias em sites especializados, anote todas as dúvidas para consultar o médico nas consultas, converse com outras mães, etc.

descobrir a gravidez

8 – Registre todas as fases da gravidez

Você não vai se arrepender de tirar muitas fotos da barriga, mesmo que ela ainda quase não apareça. Parece besteira, já que a gravidez pode não ser ainda aparente, mas você vai gostar de ter uma recordação desta fase.

Uma ideia legal é tirar uma foto com a mesma roupa e mesma posição, todos os meses, para ter um acompanhamento de como a gravidez mudou seu corpo. Também há estúdios de fotografia que produzem esse ensaio, conhecido como acompanhamento gestacional.

9 – Curta a gravidez e tire um tempo para você

Muitas mulheres descobrem novos hobbies com o início da gravidez. Pode ser uma aula de ioga, de artesanato, meditação, leitura, começar um blog… O que vale é ter momentos de relaxamento, para você curtir a gravidez e se desligar da rotina estressante do dia a dia.

10 – Faça uma lista com todos os preparativos para a chegada do bebê

Agora é hora de ser prática! Faça uma lista de tudo que você precisa fazer durante a gestação, o que comprar, escolha da maternidade, da decoração do quarto de bebê, se precisará fazer ajustes em casa e no trabalho, etc. Esse planejamento é importante para você não precisar correr com alguns preparativos próximo do parto e ter uma gestação mais tranquila.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

Exercícios na gravidez: quais são os sinais de perigo?

Como a acupuntura pode ajudar na gravidez e amamentação?

Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

Dieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário