HomeGravidezViralizou! Foto do bebê segurando DIU após o nascimento
DIU

Viralizou! Foto do bebê segurando DIU após o nascimento

Essa semana viralizou a inusitada foto de um recém-nascido, Dexter Tyler, nos seus primeiros instantes fora do útero, segurando o DIU (dispositivo intrauterino) de sua mãe, Lucy Hellein, utilizado como método anticoncepcional. Segundo Lucy, o procedimento para colocação do DIU foi feita em agosto, e em dezembro descobriu que estava grávida de 18 semanas. O caso deixou muitas mulheres alarmadas, pois este é um método anticoncepcional muito conhecido e recomendado. Depois de Dexter, muitas dúvidas estão aparecendo, principalmente de mulheres que já utilizam o DIU. Para acalmar um pouco os ânimos, vamos explicar como funciona o dispositivo em relação a outros métodos anticoncepcionais.

DIU

A foto de Dexter Tyler viralizou após sua mãe postar a foto do pequeno, em seus primeiros instantes fora do útero, segurando seu DIU, que estava alocado atrás da placenta.

Entenda o funcionamento do DIU em relação a outros métodos anticoncepcionais

Segundo Lucy, ela não utilizava o DIU de cobre, e sim o hormonal Mirena, uma versão mais nova e confiável, que libera hormônios que transformam o muco e impedem a passagem de espermatozoides para dentro do útero. Ele é, inclusive, considerado melhor que a pílula, justamente por criar essa barreira.

Já sabemos que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, cada um deles possui uma porcentagem de falha. De acordo com especialistas, o DIU pode ser considerado um dos mais eficientes, especialmente o que libera progesterona, como o Mirena, podendo ser comparado a uma laqueadura, com porcentagem de falha de 0,1 a cada 100 mulheres por ano. Já o DIU de cobre se assemelha mais a pílula, com uma taxa de falha de 0,5 a cada 100 mulheres ao ano.

Um fator muito importante a ser considerado quando se usa o DIU como método anticoncepcional é o monitoramento do mesmo. Como o intuito é criar uma barreira para evitar a passagem de espermatozoides, ele precisa estar muito bem posicionado no fundo do útero, e por conta de contrações normais, existem as chances dele sair da posição correta e apresentar falhas, inclusive expelindo o mesmo. Este monitoramento é feito por ultrassom, e geralmente é repetido após a primeira menstruação.

Qual a diferença entre o DIU de cobre e o hormonal?

Cobre como seu objetivo é formar uma barreira na entrada do útero e evitar a passagem de espermatozóides, seu posicionamento tem de ser preciso, por isso este dispositivo pode aumentar as cólicas e intensificar o fluxo menstrual. Não sendo recomendado para mulheres com muito fluxo e histórico de fortes cólicas menstruais.

Hormonal também funciona como uma barreira e precisa estar muito bem posicionado, porém, por liberar progesterona no organismo, ele também pode funcionar como regulador de ciclo, o que o faz ideal para mulheres com fluxo e cólicas intensas.

Para casos como do pequeno Dexter, a gravidez pode ocorrer normalmente, mas é preciso verificar onde está alocado o dispositivo, principalmente o de cobre por ser muito rígido, para não ocorrer complicações. Não há riscos de malformação do bebê, ressaltam especialistas, porém, dependendo de está o DIU, é preciso ficar atento para não perfurar a bolsa e causar parto prematuro, e consequentemente, o aborto. Diferente do que muitos pensaram ao ver a imagem, Dexter não nasceu segurando o dispositivo, Lucy afirma, nos comentários inusitada foto, que ele estava atrás da placenta, e que sua obstetra resolveu “procurar pelo desaparecido” durante a cesárea, quando aproveitou para fazer uma laqueadura e “fechar a fábrica de bebês”. A foto de Dexter já conta com mais de 70 mil compartilhamentos no facebook desde a postagem, feita no dia seguinte a seu nascimento, em 28 de abril, com o intuito de alertar em relação as falhas dos métodos contraceptivos.

 

Leia mais

Tomei a pílula na gravidez sem saber, e agora?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário