HomeGravidezComidas para evitar durante a gestação
gravida-comendo

Comidas para evitar durante a gestação

Sabemos que a gestação deixa qualquer mulher com um apetite de leão e isso, não é novidade! Uma pesquisa feita por alguns psicólogos publicada no Nutrition Journal, da Universidade da Califórnia, descobriu que diversas grávidas consomem bebidas e alimentos que devem ser evitados. Nessa matéria, iremos mostrar as comidas para evitar durante a gestação e antes mesmo de você sentir alguns desejos exóticos já estará sabendo o que deve evitar.

  • Bebidas alcoólicas: Mamãe, se você gosta de bebida alcoólica, é hora de cortar! Não existe quantidade mínima e nem máxima, todas essas bebidas precisam ser evitadas em qualquer momento da gestação pois podem afetar na formação do bebê.
  • Peixe cru: Sabe aquele temaki despretensioso durante a semana? Chegou a hora de dar um corte nele! Todos os peixes crus trazem a possibilidade da gestante sofrer uma intoxicação alimentar. Portanto, tudo precisa ser bem cozido.
  • Cafeína: A cafeína não é proibida, mas deve ser tomada em pequenas doses, pois o excesso pode causar problemas de nascimento prematuro ao bebê. O consumo permitido são dois cafezinhos por dia, ou seja, 300 mg diários. Atenção: a cafeína está também na Coca-Cola, chocolate e por isso, precisa ser controlado corretamente.
  • Carnes cruas e mal passadas: Evite o máximo que puder carnes cruas, mal passada de bovinos, porcos e aves. Essas carnes podem conter parasitas da toxoplasmose e bactérias como a salmonela. Dica: Para evitar a contaminação dos outros alimentos não se esqueça de lavar bem as mãos após mexer com as carnes cruas e limpar o local que esteja manuseando as comidas.
  • Ovo cru: O alimento pode trazer os mesmos problemas que as carnes cruas, mas é necessário lembrar que além de evitar os ovos, é preciso cortar os alimentos que são feitos com eles. Exemplo: mousse, bolos e até maionese. (Mas calma, é por pouco tempo!)
  • Alimentos com alto índice de mercúrio: De acordo com o livro A Gravidez dia a dia, da Dra. Maggie Blott, alguns alimentos precisam ser evitados como cação, peixe-espada, pois podem causar problemas de desenvolvimento do feto. Outros peixes como sardinha, truta e atum frescos podem ser liberados, mas somente duas vezes por semana pelo mesmo motivo.
  • Alguns leites e queijos: Já A Bíblia da Gravidez, de Wladimir Taborda e Alice Deutsch, cita exemplos de alimentos como leite de ovelha, cabra, queijo brie e gorgonzola podem provocar aborto, parto prematuro e infecções no bebe. Fuja para longe dessa alimentação!

Alimentação saudável durante a gestação

Após ler essa lista, apostamos que você se assustou com a quantidade de coisas que é necessário evitar. Mas, tudo isso é por uma boa causa durante a gestação, ou seja, para seu bebê amado desenvolver bem durante esse período. E lembre-se: menos é mais na comida também, você não precisará comer por dois e sim, seguir uma dieta saudável para você e seu bebê.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário