HomeGravidez8 dicas para evitar os inchaços da gravidez
inchaços da gravidez

8 dicas para evitar os inchaços da gravidez

Quem nunca reparou nos dedinhos gordinhos de uma grávida? Geralmente os chinelos se tornam os melhores companheiros da gestante e os anéis e alianças são guardados aguardando pelo nascimento do bebê. O último trimestre é o mais sofrido, quando o inchaço piora por conta da retenção de líquidos. Mas não precisa se desesperar, você pode e deve evitar todo este incômodo! Hoje vamos dar valiosas dicas para você driblar os inchaços da gravidez.

inchaços da gravidez

O cansaço e as dores nas pernas são causados pela retenção de líquidos que causa os inchaços da gravidez.

 

O que são esses inchaços?

 

Tecnicamente chamados de edemas. Eles são causados pela dificuldade de circulação do sangue nas regiões periféricas do corpo e membros inferiores, como mãos, pés e pernas. Os dedos ganham aparência de giz de cera, de tão redondinhos que ficam. Além das mudanças hormonais, o excesso de peso e a pressão que o útero faz na região pélvica são os principais culpados de atrapalhar o retorno do sangue para o coração, causando a retenção de líquidos.

 

Como evitar os inchaços da gravidez?

 

  • Beba água! 2 a 3 litros por dia são suficientes para manter os rins funcionando constantemente e eliminar todo o líquido acumulado, evitando os inchaços. Quanto mais xixi, melhor!
  • Dê preferência à uma alimentação saudável. Evite sal, comidas com muito sódio e industrializados. Eles são vilões da sua dieta, causando além do inchaço e do aumento excessivo de peso, pressão alta.
  • Fica muito tempo sentada? Apoie os pés em um banquinho ou caixa e use meias de compressão, eles serão de grande ajuda. E não deixe de levantar frequentemente para caminhar um pouco, cinco minutos a cada uma hora vão fazer toda a diferença.
  • Evite ficar muito tempo em pé.
  • Ao deitar, eleve as pernas com a ajuda de travesseiros ou lençóis e tente dormir do lado esquerdo. Você irá acordar revigorada!
  • Cuidado com os sapatos! Rasteirinhas, saltos maiores de 4 centímetros e bico fino são proibidos. Eles aumentam o inchaço nos pés e tornozelos.
  • A drenagem linfática é sensacional para aliviar os inchaços da gravidez. Converse com seu médico e procure um profissional capacitado para realizar o procedimento em gestantes.
  • Fique atenta! Se o inchaço ocorrer rapidamente do dia para noite, ou se estiver muito intenso apenas de um lado, vá ao seu médico para aferir a pressão e fazer mais alguns exames para descartar as possibilidades de pré-eclâmpsia e trombose.

 

Agora que já sabe como evitar os inchaços da gravidez é só aproveitar a oportunidade e pedir para o marido fazer uma gostosa massagem nos pés gordinhos. O carinho e a cumplicidade entre vocês vão ajudar a superar todos os problemas que possam aparecer! 😉

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Aprenda a lidar com os enjoos da gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário