HomeGravidezComo se preparar para a amamentação?
amamentação

Como se preparar para a amamentação?

A amamentação é um dos principais vínculos entre mãe e bebê, mas ainda desperta muitas dúvidas nas gestantes, principalmente as de primeira viagem. Uma delas é se é possível se preparar para a amamentação.

Informação é decisiva para o sucesso da amamentação

As futuras mamães devem se informar bastante e ler sobre a amamentação. Esse é o primeiro passo para se preparar, ainda durante a gravidez.

É interessante conhecer todo o processo de produção de leite materno, a importância do colostro, a pega correta e refletir sobre os preconceitos que norteiam o aleitamento materno, muitos incentivados pelas pessoas que convivem com a mulher.

Há grupos que discutem todos esses aspectos e orientam mulheres grávidas sobre como se preparar para a amamentação, nas redes sociais e em reuniões presenciais. Uma ótima dica para quem está grávida: busque informações no hospital que escolheu para o parto e também em bancos de leite.

Lembre-se que a gravidez já prepara o corpo da mulher para o aleitamento materno.

amamentação

 

Amamentação na maternidade

Conhecer os procedimentos da maternidade também é muito importante. O ideal é que a criança tenha contato com o seio da mãe logo após o nascimento, para estimular a descida do leite e que o bebê se alimente com o colostro.

Há hospitais que já colocam em prática essa recomendação do Ministério da Saúde, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Conheça o seu seio

Conhecer o seu seio e saber qual é o seu tipo de mamilo também é importante. Mulheres com os mamilos planos ou invertidos, por exemplo, podem ter mais dificuldades no início mas nada as impede de amamentar seus bebês.

Toda mulher pode amamentar!

Poltrona de amamentação: 10 modelos incríveis

▶ Confira abaixo um gráfico com os tipos de mamilos:

amamentação

 

Meu mamilo é invertido. Preciso usar conchas?

Alguns profissionais recomendam o uso das conchas para quem possui mamilos planos ou invertidos. Na teoria, eles ajudariam a formar o bico para o bebê mamar. Mas esse tipo de acessório não é fundamental para o sucesso da amamentação. Se o bebê tiver a pega correta, ele irá mamar sem problemas.

 

Tenho que fortalecer os mamilos?

Não! Essa é uma crença antiga e que pode prejudicar a amamentação, já que machuca o mamilo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de evitar essas dicas, como esfregar os mamilos com esponja. Também não use cremes ou pomadas nos seios durante a gravidez, e evite os banhos quentes, que retiram a oleosidade natural da área.

Uma dica eficiente é deixar os seios expostos ao sol, por pouco tempo, sempre antes das 10h e após as 16h. Após o nascimento do bebê, a rotina de banhos de sol pode continuar.

Se o peito rachar, use o próprio leite materno, que é um eficiente cicatrizante, ou pomadas de lanolina pura. Não lave os seios com sabão.

 

Sutiãs para amamentação

Os sutiãs de amamentação devem ser de boa qualidade e 100% algodão, para deixar a pele respirar. Peças com sustentação, com alças mais largas, são indispensáveis nesta fase, mas evite os modelos com aros metálicos e bojos. Eles podem até ser mais bonitos, mas não facilitarão a amamentação. Sempre troque a peça se ela estiver úmida por conta de possíveis vazamentos de leite. Esse cuidado evita a proliferação de fungos.

amamentação

 

Livre demanda e sem bicos artificiais

Leia sobre a importância do aleitamento materno em livre demanda, desde o nascimento do bebê. O ato constante de sugar estimula a “descida” e a produção de leite. Importante: a mamadeira e o uso de bicos artificiais, como a chupeta, não são recomendados pois incentivam o desmame precoce.

 

Almofada e poltrona de amamentação

A almofada de amamentação é uma ótima ajuda para deixar a amamentação mais confortável, principalmente no início. Ela ajuda a posicionar o bebê e é um incentivo à pega correta. A poltrona de amamentação também irá te ajudar, principalmente se o pequeno dormir em seu próprio quarto.

amamentação

 

As informações descritas neste texto foram retiradas do manual “Como ajudar as mães a amamentar” (F. Savage King), distribuído e recomendado pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Dicas de presentes para o chá de bebê

10 simpatias para saber o sexo do bebê

Chá de bebê revelação: dicas para organizar o seu!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário