HomeGravidezConheça os primeiros sintomas da gravidez
mulher grávida deitada

Conheça os primeiros sintomas da gravidez

A incerteza sobre estar grávida ou não tira o sono de todas as mulheres. Para detectar a gravidez rapidamente, é imprescindível que a mulher conheça bem o seu corpo e, claro, saiba quais são os primeiros sintomas da gravidez. É importante ressaltar que os primeiros sinais podem variar de acordo com cada mulher.

Os primeiros sintomas da gravidez podem aparecer logo nas primeiras semanas após a fecundação. Como as mudanças no corpo são causadas pelos hormônios, é comum que os sinais sejam confundidos com os sintomas da TPM.

O atraso menstrual é crucial para detectar a gravidez, mas alguns sintomas podem aparecer antes mesmo da ausência da menstruação. Confira os 10 principais sintomas da gravidez:

1 – Corrimento

O corrimento cor-de-rosa é um sintoma comum no início da gravidez. Esse corrimento pode ocorrer quando o óvulo é fecundado, a coloração dele é cor-de-rosa devido aos vestígios de sangue causado pela entrada do espermatozoide. Algumas mulheres confundem esse corrimento com começo de menstruação, mas pode ser um sinal de que você está grávida.

2 – Dores nas mamas

Os seios e os mamilos podem ficar mais sensíveis que o normal no início da gravidez. As dores e o inchaço nesta região são comuns. Esse é um sinal de que o corpo está se preparando para a amamentação – são os hormônios estimulando as glândulas mamárias.

3 – Cólica e inchaço abdominal

A fecundação do óvulo faz o fluxo sanguíneo aumentar na região pélvica. Isso pode acarretar em desconforto abdominal – a dor é parecida com a de uma cólica menstrual. Também é comum a região ficar inchada devido as alterações pélvicas.

4 – Frequência urinária maior

O aumento da frequência urinária é um sintoma que aparece no início da gestação e acompanha a grávida até o final.  Isso acontece devido ao aumento do útero e do endométrio.

5 – Alteração no paladar e olfato

A mudança do paladar é outro sinal comum sentido pelas grávidas. Além disso, cheiros fortes podem causar enjoos. A sensibilidade do olfato faz com que odores que não incomodavam, passem a ser insuportáveis.

6 – Aparecimento de espinhas e cravos

Algumas grávidas também podem sentir mudanças na pele durante a gestação. Logo nas primeiras semanas de gravidez, é possível notar um aumento na oleosidade da pele e, consequentemente, o aparecimento de espinhas e cravos.

7 – Enjoo e vômito

Os enjoos constantes são outro forte indicativo de gravidez – eles acontecem principalmente no período da manhã. O aumento da salivação também é comum.

8 – Sonolência

O sono fora de hora é outro sinal típico da gravidez. O cansaço excessivo também é ocasionado pelas alterações hormonais. Esse sintoma tende a diminuir a partir da 20ª semana de gestação.

9 – Variação de humor

A variação de humor sem causa aparente também é comum entre as gestantes. A mulher fica mais sensível do que o normal e pode chorar por situações que antes não a abalariam. Ela pode ir da alegria a tristeza em poucos minutos.

10 – Gases

Algumas mulheres apresentam um aumento na eliminação de gases. O crescimento dos gases intestinais pode aparecer nas primeiras semanas e acompanhar a gestante até o final da gravidez.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário