HomeGravidezMinistério da Saúde lançou Diretriz do Parto Normal
Diretriz do Parto Normal

Ministério da Saúde lançou Diretriz do Parto Normal

Que o parto normal é a maneira ideal de trazer o bebê ao mundo, todos sabemos, não é mesmo? Apenas casos de extrema urgência que envolvam riscos ao bebê e à mãe são justificativas suficientes para recorrer ao parto cesárea, afinal de contas, a cesariana nada mais é do um procedimento cirúrgico de médio porte. O Brasil é um dos países campeões de cesarianas no mundo e precisa urgente mudar esta cultura! Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou este ano, a Diretriz do Parto Normal, um novo protocolo, nascido de uma série de discussões entre profissionais da área de saúde e sociedade civil no ano de 2015, que traz uma série de recomendações, mais de 200, para incentivar o parto normal, empoderar a mulher e evitar procedimentos desnecessários. Vamos conhecê-la?

Diretriz do Parto Normal

 

Entenda a Diretriz do Parto Normal

O documento inclui técnicas para aliviar as dores, como banhos e massagens, condena práticas que hoje ainda são comuns nas maternidades do país, como a episiotomia – aquele corte feito na região do períneo da mulher – que deveria ser feito em situações de emergência, para ajudar o bebê a sair, mas virou rotina, e também a manobra de Kristeller – quando o útero da mulher é pressionado para ajudar na expulsão – o qual especialistas afirmam que pode causar danos à mãe e ao bebê.

Além da episiotomia e da manobra de Kristeller, outras práticas contra indicadas pela Diretriz do Parto Normal vêm com o objetivo de empoderar as mamães, como a tricotomia – raspagem dos pelos pubianos – e a lavagem intestinal antes do parto.

O parto domiciliar, condenado pelo Conselho Regional de Medicina, ganhou uma recomendação mais branda no documento. Mulheres que já têm filhos, que não apresentam riscos ou complicações e têm condições de chegar rapidamente ao hospital em casos de emergência não devem ser desencorajadas.

Os profissionais que participaram da elaboração do projeto afirmam que a intenção da Diretriz do Parto Normal é justamente conscientizar a todos que o parto normal pode transcorrer naturalmente, sem intervenções, principalmente por este se tratar de um processo fisiológico natural. E encorajar o empoderamento da mulher para devolver a ela o protagonismo do nascimento de seu filho se faz necessário, principalmente para evitar procedimentos desnecessários e garantindo seu direito de recusá-los no momento de parto.

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– 5 razões para fazer o parto normal

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário