HomeGravidezEntenda e alivie a dor ciática na gravidez
dor ciática na gravidez

Entenda e alivie a dor ciática na gravidez

O corpo da mulher muda bastante com a gravidez. Mudanças de postura e até do ponto de equilíbrio são os principais responsáveis por diversos incômodos típicos da gestação, como dores nas costas, nas pernas e inchaço. O nervo ciático é um dos principais causadores de reclamações das futuras mamães. A dor chega a ser tão intensa, que chega a tornar a mobilidade quase impossível, “travando” uma das pernas. Hoje nosso post vai falar sobre a dor ciática na gravidez e dar dicas de para aliviar o incômodo.

 

Entenda a dor ciática na gravidez

Responsável pelas sensações, o nervo ciático vai da lombar, passando por trás das coxas, até o pé. As dores causadas pela inflamação ou pela compressão do ciático são muito intensas, podendo atingir as costas ou refletir na perna. Pode causar fraqueza e formigamento ao afetar o funcionamento do nervo, em casos mais graves.

As dores ciáticas são muito confundidas com dores pélvicas durante a gravidez. O peso da barriga geralmente faz com que a mulher tenha uma postura incorreta, dessa forma, a coluna é afetada e acaba “pinçando” o nervo, causando as dores. Atenção! O peso do bebê não chega a comprimir o nervo ciático, e sim uma postura inadequada. Por este motivo, é importante que você fique atenta e sempre converse com seu médico francamente sobre todas as dores que aparecem. Somente ele saberá distinguir o que realmente está acontecendo e solicitar o melhor e mais eficaz tratamento.

dor ciática na gravidez

 

Quais os sintomas da dor ciática?

As áreas mais afetadas costumam ser o finalzinho da coluna, na região lombar, atrás da coxa, ou até ir do bumbum até os pés.

Você pode sentir nesta área um certo formigamento, queimação, pontadas e até um pequeno “choque” . As dores, intermitentes, vem e vão, sempre em intensidades diferentes, podendo até atrapalhar a mobilidade ao “travar” as costas ou a perna, tornando quase impossível sair do lugar.

 

Tratamento e formas de aliviar as dores ciáticas

O tratamento mais comum para este caso utiliza anti-inflamatórios, mas como na gravidez esta não é uma opção viável e você deverá esperar o bebê nascer, tente algumas alternativas para evitar ou até aliviar a dor ciática na gravidez.

Você pode procurar um fisioterapeuta especialista em gestantes e tentar um tratamento com exercícios específicos para fortalecer os músculos pélvicos, abdominais e das costas.

dor ciática na gravidez

O peso da barriga afeta a coluna por causa de problemas posturais. Fique atenta e mantenha as costas sempre eretas!

A acupuntura também costuma ser bem eficaz na manutenção da dor ciática na gravidez e até no processo para evitar a inflamação do nervo. E não esqueça de buscar especialistas em gestantes, com experiência para tratar você da melhor forma possível!

Alongue-se, principalmente as costas e as pernas.

Cintas ou faixas de sustentação são capazes de aliviar o peso da barriga sobre a coluna.

Fique de olho na postura, e mantenha as costas sempre retas. Se você ficar muito tempo sentada, apoie um travesseiro pequeno ou um pano enrolado para ajudar.

Evite pegar peso. Em último caso, você deve dobrar os joelhos e não torcer as costas.

Praticar atividades físicas é essencial para manter a coluna em dia. Exercite-se regularmente, respeitando seus limites e você vai manter os músculos em ordem para sustentar a barriga sem alterar a postura.

Use sapatos confortáveis, assim você evita as dores extras e a tensão.

Não fique muito tempo na mesma posição! Se você fica muito tempo sentada, levante mais vezes para uma pequena caminhada. Aproveite para beber mais água e vá mais vezes ao banheiro! Seu corpo vai agradecer toda a atenção!

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

8 dicas para evitar os inchaços da gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário