HomeGravidezDicas para o enxoval de bebê no Inverno
enxoval do bebê

Dicas para o enxoval de bebê no Inverno

O planejamento do enxoval de bebê costuma ser uma das etapas favoritas das futuras mamães. Afinal, quem não adora fazer compras não é mesmo? E depois que nos tornarmos mães, o bebê sempre está em primeiro lugar em nosso pensamento, inclusive no shopping! Na matéria de hoje, vamos dar dicas sobre o enxoval dos bebês que nascem no Inverno e os principais fatores que devem ser considerados antes das compras.

enxoval do bebê

 

Enxoval de bebê que nasce no Inverno – O que considerar?

 

Região do país

O Inverno é a estação mais fria do ano, mas sua intensidade muda de acordo com a região do país. Ao planejar o enxoval de bebê, leve em consideração onde a família mora. A estação costuma ser mais forte nos estados ao sul do Brasil, enquanto é mais amena no Norte e Nordeste.

Data do parto

A data prevista do parto também é importante. O enxoval de um bebê que nasce no início de junho é diferente do que vai nascer em setembro, por exemplo. No segundo caso, a gestante deve se preparar para um enxoval misto, com roupas quentes para o frio e peças mais frescas para a Primavera.

Tamanho do bebê

Acompanhar o tamanho do bebê é imprescindível no planejamento do enxoval inicial, independente da estação do ano. Bebês que nascem pequenos, com até 3 kg, vão precisar de mais peças tamanho RN do que os bebês maiores, que nascem com mais de 3,5 kg.

enxoval de bebê

Aquecedor

Se em sua cidade o Inverno costuma ser bastante rigoroso, pense na possibilidade de investir em um aquecedor para o quarto do bebê. Uma bolsa de água quente também é um item que pode ser útil com um bebê recém nascido, seja para esquentar a cama antes de colocá-lo para dormir ou para aliviar possíveis cólicas.

 

A escolha das roupinhas

Na hora das compras, priorize peças que sejam práticas para as trocas. Em média, é preciso trocar a fralda de um recém-nascido a cada 2 ou 3 horas. Escolha roupas com abertura frontal e lateral, ou que possam ser vestidas pelos pés.

Nos três primeiros meses, o bebê sai pouco de casa, principalmente nos dias mais frios. Então, dê preferência para os tecidos lisos, sem muitas firulas. Sabemos que é um desafio para as mães de meninas, mas dificilmente sua princesa vai desfilar com vestidos, rendas e babados nesse início. E lembre-se: todas as roupas do bebê devem ser passadas a ferro neste período. Peças com muitos detalhes dificultam essa tarefa.

Algumas regiões do país passam por breves “veranicos” durante o Inverno, então é importante ter peças de roupa mais leves para esses momentos.

Outra dica é a respeito das mantas. Elas são necessárias, mas não é necessário exagerar. Durante a noite, não é seguro deixar o bebê coberto no berço, mesmo no Inverno. Um pijama bem quente e um saco de dormir mantém o bebê aquecido e evitam o risco de sufocamento.

Também é preciso considerar o local onde você irá comprar o enxoval de bebê. A principal diferença é a padronagem de tamanhos (RN, P, M ou G). Quem comprar as peças no exterior tem que observar o sistema de medidas do país fabricante, que costuma ser diferente do utilizado no Brasil.

 

Quantidade de peças

Não exagere! Lembre-se que você irá lavar as roupinhas e os bebês crescem muito rápido. Não é incomum encontrar mães que afirmam que não conseguiram usar todas as peças do enxoval no bebê, e que algumas foram vestidas apenas uma vez.

Leve em conta também seu estilo de vida, e a rotina de lavagem de roupas em sua casa. Se você costuma usar a lavadora todos os dias e possui espaço para a secagem (ou tem uma secadora), vai precisar de menos peças do que as famílias que lavam as roupas apenas uma vez por semana, por exemplo. E um lembrete: no Inverno, as roupas demoram mais para secar.

Lista do enxoval

Agora que já falamos de todos os fatores que devem ser levados em conta no planejamento do enxoval, chegou a hora da lista. Afinal, tem muitas mamães de primeira viagem que não fazem ideia do que comprar. Escolhemos a sugestão de enxoval de bebê no Inverno do canal BabyCenter, para os três primeiros meses:

lista de enxoval de bebê inverno

Lembramos que essa lista é apenas uma sugestão para os três primeiros meses do bebê. Conforme já falamos, o planejamento do enxoval de bebê deve ser de acordo com a cidade em que você mora, o tamanho do bebê (para definir a quantidade de peças RN), o mês de nascimento e também seu estilo de vida. Quem lava roupa com menos frequência, pode precisar de uma quantidade maior de peças.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia Mais

Ensaio gestante: inspire-se nas fotos das famosas

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário