HomeGravidezQuais são as fases do trabalho de parto?
trabalho de parto

Quais são as fases do trabalho de parto?

O início do trabalho de parto é uma das etapas mais aguardadas pelas gestantes na reta final da gravidez. Além da ansiedade para conhecer o rostinho do bebê e aconchegá-lo nos braços, a futura mãe também sonha e planeja esse momento único, que é o parto.

Mas, para não ir cedo demais para a maternidade e evitar intervenções médicas desnecessárias, a gestante deve conhecer as fases do trabalho de parto. São três estágios: dilatação, expulsão e dequitação.

trabalho de parto

Dilatação é a primeira fase do trabalho de parto

Um dos primeiros sinais do início do trabalho de parto são as contrações, que ajudam a dilatar o colo do útero. Até a próxima fase, ele deve dilatar dez centímetros, para que o bebê consiga passar pela canal de parto.

Conhecida como fase ativa, essa primeira etapa pode demorar de 12 a 16 horas, e a mulher vai sentir dores cada vez mais regulares e próximas. É normalmente nesta fase que a bolsa se rompe.

Dica: a respiração será a grande aliada da gestante nesta fase! É importante buscar orientação em cursos durante a gravidez, onde ensinam técnicas de inspiração e expiração para o trabalho de parto. Caminhar também ajuda o feto a se posicionar para o parto.

trabalho de parto

Segunda fase é a expulsão

Após a fase ativa, o trabalho de parto tem seguimento com a expulsão. O colo do útero atinge sua dilatação máxima e inicia-se o período expulsivo. É quando a mulher deve começar a fazer força, para que o bebê possa sair. Essa etapa pode demorar até duas horas. É neste momento que o médico pode achar necessária a episiotomia. Leia mais aqui sobre esse procedimento.

Também é nesta fase que a mulher sente o que muitas chamam de “círculo de fogo”. A sensação quente, de ardor, acontece quando a cabeça do bebê chega perto da vagina e “coroa”.

trabalho de parto

Saída da placenta finaliza o trabalho de parto

A terceira fase do trabalho de parto é a dequitação, que ocorre após o nascimento do bebê. Ela é caracterizada pela saída da placenta, que pode sair de forma natural ou ser retirada pelo médico. Dependendo de como foi o parto, se houve cortes ou lesões, o médico pode ter que realizar suturas.

Fonte: Ficar Grávida

trabalho de parto

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

10 simpatias para saber o sexo do bebê

Chá de bebê revelação: dicas para organizar o seu!

Pré-natal: um guia completo com todos os exames

Como escolher o obstetra? Veja dicas!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário