HomeTentantesGestação por substituição: você sabe o que é?!
Gestação por substituição

Gestação por substituição: você sabe o que é?!

O ator Paulo Gustavo e seu marido, o médico Thales Bretas anunciaram o nascimento dos gêmeos Romeu e Gael no último domingo (18), em uma gestação por substituição ou doação temporária do útero, procedimento popularmente conhecido como “barriga de aluguel”. 

O termo, contudo, não se adequa à realidade brasileira, que impede, por lei, que haja transação comercial quando o assunto é procedimento de saúde. Mas, afinal, como funciona a gestação por substituição?

Gestação por substituição

Conheça detalhes sobre a gestação por substituição:

No Brasil, a paciente que cederá o útero deve pertencer à família de um dos parceiros até o parentesco de quarto grau, o que reduz a chance de rejeição à implantação. Os demais casos devem ser autorizados pelo Conselho Regional de Medicina. 

Já a doação de óvulos deve ser anônima, sigilosa e sem caráter lucrativo. 

Se o casal for formado por mulheres, uma delas pode receber os gametas masculinos de um doador anônimo e levar a gravidez adiante. 

Para os casais heterosexuais, a gestação de substituição é indicada quando há uma questão médica que impeça ou contraindique a gestação, como em pacientes que tiveram que retirar o útero ou tenham doenças cardíacas graves.

Gestação por substituição

É correto falar “barriga de aluguel” ?

Apesar de popular, o termo está incorreto!

Os médicos e profissionais da área de saúde alertam que o correto é falar “gestação de substituição” ou “doação temporária do útero”. 

No Brasil, a Resolução 2.168 do CFM de 21/09/2017 definiu que a cessão temporária do útero não pode ter caráter lucrativo ou comercial. 

Gestação por substituição

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

10 exames que ajudam a descobrir as causas de infertilidade

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?!

Dieta da fertilidade: 5 alimentos que podem te ajudar

Ovulação: 10 curiosidades que as tentantes precisam saber

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário