HomeGravidezO que a grávida pode fazer? Conheça os 30 principais mitos e verdades
grávida pode fazer

O que a grávida pode fazer? Conheça os 30 principais mitos e verdades

Reunimos nessa matéria alguns mitos e verdades relacionados ao que a grávida pode fazer durante a gestação! Mas é importante lembrar que nenhum conteúdo na internet pode substituir as avaliações de um profissional de saúde, como um obstetra ou ginecologista. Acompanhamento médico é fundamental para a tomada de decisões corretas e que preservem ao máximo a saúde da mãe e do bebê.

O que uma grávida pode fazer?

Definir o que a grávida pode fazer não é uma tarefa fácil para as futuras mamães, por isso, leia a nossa matéria especial.

Confira!

1. Pode dirigir

Verdade. As grávidas podem dirigir normalmente até o sétimo mês de gestação. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente é preciso ter a autorização do médico para dirigir, além disso, o cinto de segurança deve passar na parte inferior do abdômen, dessa maneira a bolsa amniótica e o bebê não serão comprimidos.

grávida pode fazer

2. Não pode andar de bicicleta

Mito. É permitido andar de bicicleta até o sexto mês da gestação, desde que haja a autorização do médico para tal. Vale ressaltar que é muito importante redobrar a atenção e prevenir as quedas.

3. Pode andar de moto

Verdade. Não há nenhuma contraindicação formal, mas o ideal é evitar se for possível. Com a mudança do eixo na gravidez, principalmente a partir dos seis meses, as chances de ocorrer um acidente aumentam consideravelmente.

4. Não pode viajar

Mito. As viagens podem ser realizadas dependendo do estágio da gravidez, mas é importante ter o aval do médico antes. Até o sétimo mês as viagens podem ser realizadas, mas precauções devem ser tomadas. É recomendado parar uma vez a cada hora para esticar as pernas e se alimentar nas viagens de carro, enquanto nos percursos de avião é importante caminhar algumas vezes no corredor do avião e hidratar-se. No oitavo mês é necessário atestado para viajar, já durante o nono mês qualquer tipo de viagem é proibida, mesmo de carro.

5. Pode trabalhar

Verdade. Primeiramente, o médico deverá avaliar as condições da gestação, caso a gravidez seja saudável e o trabalho em questão não exija esforço físico, a gestante estará liberada para trabalhar normalmente. Se o especialista em saúde considerar que o trabalho pode ameaçar a gestação, a grávida estará liberada para usufruir da licença-maternidade e repousar em casa.

6. Não pode fazer musculação

Mito. Com uma supervisão adequada e moderação é completamente possível fazer musculação durante a gestação. Vale ressaltar que é fundamental a autorização do médico para realizar todo tipo de exercício na gravidez.

grávida pode fazer

7. Não pode carregar sacolas de compra

Mito. As grávidas podem carregar sacolas de compra, desde que não haja um excesso de peso que causem lesões, por exemplo. Moderação e cautela devem andar lado a lado na gravidez!

8. Pode tomar banho de banheira

Verdade. Desde que a temperatura da água não ultrapasse 38°C , não haverá nenhum problema. As temperaturas muito altas podem causar má formação no feto, queda de pressão, desmaio, diminuição no fluxo de sangue para o bebê, entre outras complicações.

9. Não pode tomar banho de sauna

Verdade. Assim como nos banhos de banheira, as saunas podem ter temperaturas muito elevadas, bem acima do que uma grávida pode suportar sem sofrer nenhum tipo de complicação.

10. Pode tomar banho de sol

Verdade. Mas algumas precauções devem ser tomadas, o horário correto para tomar banho de sol é antes das 10h ou depois das 16h. É essencial usar sempre um protetor solar UVA/UVB com FPS superior a 30. Basta tomar alguns cuidados e o banho de sol se torna uma das coisas que a grávida pode fazer com segurança.

11. Não pode tomar banho de mar

Mito. É permitido tomar banho de mar, mas como de costume, alguns cuidados são necessários. Evite o choque com ondas fortes na barriga, além disso, não permita que a água ultrapasse a altura das coxas.

grávida pode fazer

12. Pode comer pimenta e condimentos

Verdade. Não é proibido o consumo, porém é importante consumir esporadicamente e de maneira moderada, já que é comum as grávidas ficarem com o estômago bastante sensível principalmente no primeiro trimestre da gestação.

13. Não pode fumar ou consumir bebidas alcoólicas

Verdade. É extremamente proibido fumar ou consumir bebidas alcoólicas. Os cigarros podem provocar partos prematuros ou descolamento da placenta, enquanto as bebidas alcoólicas provocam a Síndrome Alcoólica Fetal, que pode ocasionar diversos danos ao bebê, como retardo mental, malformações faciais, cardíacas, neurológicas e renais.

14. Pode comer comida japonesa e frutos do mar

Mito. O calor mata praticamente todos os germes, por isso opte por alimentos cozidos e risque do cardápio a comida crua durante a gestação.

15. Não pode fazer carinho no bicho de estimação

Mito. Não é proibido, mas cuidado sempre é bom, não é mesmo? Alguns bichinhos podem estar contaminados por parasitas que podem trazer danos ao feto, caso a mãe se contamine. Recomenda-se lavar as mãos sempre muito bem e evitar o contato com os dejetos dos animais. No caso dos gatos, o ideal é que outra pessoa limpe a caixa de areia.

grávida pode fazer

16. Não pode tomar café

Mito. É importante moderar o consumo, mas não é necessário deixar de consumir a bebida. Tome de uma a duas xícaras pequenas por dia no máximo, pois exceder essa dose pode causar queimação no estômago, além de ser muito estimulante.

17. Pode passar qualquer tipo de hidratante

Mito. Apenas os hidratantes autorizados pelo médico podem ser utilizados normalmente. Hidratantes com ureia são proibidos, por exemplo. A grávida pode fazer uma lista com os hidratantes indicados para gestantes.

18. Não pode consumir adoçantes artificiais

Verdade. Os adoçantes artificiais têm aspartame, sucralose e acesulfame K, que podem causar complicações no parto. Aquele cafezinho com adoçante não é algo que uma grávida pode fazer.

19. Pode visitar um amigo doente

Verdade, em termos. Se a doença é contagiosa ou a pessoa está em um hospital, é extremamente desaconselhável a visita, pois isso seria expor a gestação a um risco.

20. Pode usar medicamentos

Verdade. É permitido usar medicamentos, mas somente aqueles prescritos ou autorizados previamente pelo médico. A automedicação é sinônimo de expor a gestante e a gravidez a um sério risco.

grávida pode fazer

21. Não pode usar sapato de salto alto

Mito. Nos três primeiros meses não há problema, a partir desse período a barriga começa a ganhar volume e o seu senso de equilíbrio será alterado. Por conta disso, os saltos não devem ultrapassar 3cm de altura. Caso contrário, os tombos podem se tornar mais prováveis devido a mudança do eixo gravitacional e as chances de complicações por conta de queda aumentam.

22. Não pode manter relações sexuais

Mito. Se não houver recomendação médica para tal, as relações sexuais podem acontecer normalmente, evidentemente com alguns cuidados para não causar nenhum tipo de dano a mãe e ao bebê.

23. Pode realizar tratamento dentário

Verdade. Isso é fundamental! Um organismo saudável é muito importante e com relação a saúde dental não é diferente. Doenças bucais são associadas a parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso. Inclusive, existem anestesias apropriadas para grávidas.

24. Não pode depilar com cera quente

Mito. Pode ser realizada a depilação com cera quente normalmente, apenas é necessário verificar se a temperatura da cera não está elevada demais, pois a pele da grávida é mais sensível e temperaturas muito quentes podem deixar marcas.

25. Pode dormir de bruços durante toda a gestação

Mito. É possível dormir de bruços até o quarto mês de gestação, nesse estágio a barriga já se encontra com um tamanho grande o suficiente para a posição de bruços se tornar bastante incomoda. A partir daí, o ideal é que a mulher adote a posição lateral esquerda, com a perna esquerda esticada e a direita dobrada para dormir.

grávida pode fazer

26. Pode fazer depilação a laser

Mito. Os profissionais não recomendam a depilação a laser, pois não se sabe ao certo se o laser pode causar algum dano ao bebê. Na dúvida, escolha a depilação com lâmina ou cera quente.

27. Pode subir escadas

Verdade. É permitido subir escadas (com autorização médica), mas sem exageros! É altamente recomendado uma boa dose de moderação nos exercícios físicos durante a gestação.

28. Não pode fazer drenagem linfática

Mito. A drenagem linfática é eficaz para reduzir o inchaço, mas em gestantes só deve ser realizada por um fisioterapeuta com certificado devidamente aprovado por uma sociedade médica.

29. Pode pintar os cabelos

Mito, ao menos parcialmente. As tinturas sem amônia estão liberadas a partir da 14ª semana de gestação. A grávida pode fazer todo o processo de pintura dos cabelos, mas é necessário observar atentamente a composição do produto e até mesmo consultar o médico para certificar-se que não há nenhuma substância perigosa.

30. Não pode pintar as unhas

Mito. É permitido pintar as unhas bem como retirar as cutículas. A única recomendação é certificar-se que os materiais utilizados foram muito bem esterilizados, dessa maneira infecções que podem afetar a mãe e o bebê serão evitadas. Pintar as unhas é uma das coisas que uma grávida pode fazer.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

SOP: O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Problemas na tireoide podem causar infertilidade?

Coito programado é técnica simples e eficiente para engravidar

Como lidar com o medo de não conseguir engravidar?

 

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário