HomeGravidezConheça a técnica Lamaze e prepare-se para o parto
lamaze

Conheça a técnica Lamaze e prepare-se para o parto

Você já ouviu falar no método Lamaze? Para as grávidas, essa técnica pode ser a salvação na hora do parto! O método foi popularizado nos Estados Unidos na década de 1950, mas quem o criou foi o obstetra francês Fernand Lamaze. O objetivo do Lamaze é manter a mãe relaxada e focada na respiração durante o trabalho de parto. A técnica envolve o auxílio de um parceiro, que irá massagear, acalmar e relaxar a mãe para reduzir as dores do parto de forma natural. O uso de medicamentos no parto durante o Lamaze fica completamente a critério da mãe, já que durante as aulas do método os prós e contras são explicados.

A proposta do método Lamaze:

lamaze

O parceiro da gestante deve estar presente em todas as etapas do Lamaze.

O Lamaze se tornou uma ONG nos EUA que promove uma perspectiva natural, saudável e segura sobre a gravidez e o parto. Levando em consideração que essa fase pode exigir muito do corpo e mente da mulher, o Lamaze serve como uma fonte de informação sobre o que esperar e quais escolhas estarão disponíveis durante o tempo em que a mãe estiver esperando um bebê.

A prática e educação em Lamaze são baseadas em evidências médicas. Ele reduz as intervenções desnecessárias no parto e demais resultados que poderiam ser causados por elas nas mães e bebês. O trabalho é feito com o acompanhamento das famílias, apoio de médicos e professores de Lamaze. Há relatos de muitas mulheres que conseguiram o tipo de parto desejado por meio do método Lamaze.

Alguns instrutores de Lamaze dão aulas sobre a gravidez precoce com foco no crescimento e desenvolvimento do bebê. Todos os instrutores de parto de Lamaze dão aulas para mulheres e seus parceiros durante o último trimestre de gravidez, que os prepara para o trabalho de parto e o nascimento. Estas aulas são focadas no parto normal e nas estratégias que as mulheres e seus parceiros podem usar para reduzir a dor e o medo.

lamaze

A gestante deve contar com o auxílio de parceiros para controlar a respiração e relaxar durante o parto.

A filosofia por trás do Lamaze:

  • A instituição defende alguns aspectos relacionados ao parto e à maternidade, como:
  • O nascimento é algo natural
  • A experiência da maternidade afeta profundamente as mulheres e suas famílias
  • Os orientadores devem compartilhar suas sabedorias
  • A autoconfiança das mulheres e capacidade de dar à luz pode ser reforçada ou reprimida pelo médico, e por isso deve ser trabalhada
  • As mulheres têm o direito de dar à luz livre de intervenções médicas
  • O parto pode ser realizado em maternidades ou em casa
  • A instrução de parto capacita as mulheres a fazerem escolhas conscientes sobre cuidados de saúde, assumirem a responsabilidade por sua saúde e corpo e a confiarem na em sua sabedoria.
lamaze

Na ilustração, exercícios de lamaze que ajudam para que o parto seja tranquilo e confortável.

As aulas de Lamaze:

Durante o curso, as mulheres grávidas e seus parceiros praticam várias posições que facilitam o andamento normal do parto e o nascimento. Parceiros e outros acompanhantes aprendem técnicas de massagem para aliviar a dor da mãe e aumentar o relaxamento, que é fundamental nesse processo.

Medidas de conforto como a hidroterapia, uso de calor, frio e pressão, são discutidas nas aulas. O maior enfoque, no entanto, é dado para técnicas de relaxamento, incluindo estratégias de respiração, que podem ser usadas por toda a vida em épocas de estresse. Habilidades de comunicação são praticadas, tanto para a gestante com o seu parceiro, como para a mulher grávida com os outros membros da equipe de saúde. Os alunos discutem como gostariam que fosse a experiência e o que eles podem fazer para concretizar essa vontade. As aulas de Lamaze também são um bom lugar para conhecer outras mulheres que estão em um estágio avançado na gravidez. Juntas, elas podem dividir conhecimentos e dúvidas.

As aulas podem ser feitas pela internet, no site elearn.lamaze.org (o site é em inglês). No site da organização também é possível pesquisar lugares que ofereçam o curso em diferentes partes do mundo.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário