HomeGravidezO que é gravidez molar?!
gravidez molar

O que é gravidez molar?!

A gravidez nem sempre ocorre como o planejado, podendo impedir o desenvolvimento correto do embrião, como a gravidez molar, uma doença causada por um desequilíbrio genético.  

Preparamos uma matéria completa para falar sobre os cuidados com diagnóstico e tratamento da doença. Confira:

gravidez molar

Saiba como descobrir a gravidez molar

A gravidez molar tem sintomas muito semelhantes ao de uma gestação convencional. A principal diferença é que, na molar, o famoso hormônio da gravidez (Beta HCG) apresenta taxas muito mais altas que o normal.

Também é comum ter sangramentos nas primeiras semanas, associados a vômitos constantes.

O tamanho do útero, nos casos de gravidez molar, fica muito maior do que o esperado para uma gestação saudável. Porém, isso só pode ser verificado no ultrassom, que detecta também a aparência da formação de “bolinhas” no útero. 

Quando sobrepostas, essas bolinhas lembram um cacho de uva ou molas de um colchão – daí o nome da doença.

Assim como em uma gestação convencional, há o encontro do óvulo com o espermatozoide, mas o feto não se desenvolve. Ele pode até se formar durante as primeiras semanas, mas a proporção do tecido anormal é muito maior do que o próprio feto, impedindo seu crescimento.

gravidez molar

Como tratar a gravidez molar?

A gravidez molar pode resultar num aborto espontâneo – nesses casos, geralmente nem dá tempo de descobrir que se tratava da doença –; caminhar para a curetagem – estima-se que 80% dos casos seja resolvido espontaneamente após esse esvaziamento uterino, que retira o tecido comprometido -; ou evoluir para outras complicações mais sérias, como um  tumor. 

Vale dizer que, mesmo apesar das evidências, a gravidez molar só é, de fato, diagnosticada quando o material retirado na curetagem é enviado para análise, junto aos dados do exame HCG.

É importante frisar que mesmo após o procedimento de retirada, é preciso acompanhamento médico durante meses, fazendo a dosagem do HCG no sangue regularmente para verificar se ainda há vestígios desse tecido no corpo da mulher.

gravidez molar

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

Gestação por substituição: você sabe o que é?!

Dieta da fertilidade: 5 alimentos que podem te ajudar

10 exames que ajudam a descobrir as causas de infertilidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário