HomeTentantesObstrução das trompas: causas, tratamento e infertilidade
obstrução das trompas

Obstrução das trompas: causas, tratamento e infertilidade

Uma das funções das trompas de Falópio é captar o óvulo – liberado pela mulher durante a ovulação – e permitir que ele se encontre com o espermatozoide. Ou seja, as trompas são decisivas para que ocorra a fecundação, por isso, uma das causas frequentes de infertilidade feminina é a obstrução das trompas.

O problema pode ocorrer em apenas uma trompa ou nas duas, quando é chamada de obstrução bilateral. Em geral, a obstrução das trompas não provoca sintomas e a maioria acaba descobrindo que tem o problema quando não consegue engravidar.

Como o diagnóstico é confirmado?

A obstrução das trompas é diagnosticada através de um exame chamado histerossalpingografia. Um aparelho inserido na vagina da mulher consegue analisar as trompas e verificar se há alguma lesão.

Outra maneira do médico identificar uma obstrução é através videolaparoscopia, procedimento mais invasivo em que é feito um corte na barriga da mulher.

obstrução das trompas

 

Quais são as causas da obstrução das trompas?

Diversos fatores podem causar obstruções nas trompas:

  • Aborto, principalmente em casos de falta de assistência médica;
  • Endometriose;
  • Salpingite, que é a inflamação nas trompas;
  • Infecções no útero e nas trompas, normalmente causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia;
  • Apendicite, onde há rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas;
  • Gravidez tubária prévia;
  • Cirurgias ginecológicas ou abdominais, que podem deixar cicatrizes que provocam a obstrução das trompas.

 

Especialista responde as principais dúvidas sobre Endometriose

 

Há como prevenir a obstrução das trompas?

Como você viu acima, algumas das causas mais frequentes da obstrução das trompas têm relação com problemas ginecológicos, como a endometriose e doenças sexualmente transmissíveis.

Sendo assim, a mulher pode prevenir – quando a causa tem origem nessas condições – tendo consultas regulares com o ginecologista (ao menos 1 vez ao ano) e usando preservativos nas relações sexuais.

 

Tratamento

Um dos tratamentos para a obstrução das trompas é a cirurgia, que remove a parte danificada ou o tecido que bloqueia a trompa. Depois de algum tempo, a mulher pode voltar a tentar engravidar.

Outras alternativas que permitem que a mulher engravide com a obstrução das trompas:

  • Tratamento com hormônios: utilizado quando apenas uma das trompas é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável;
  • Fertilização in vitro: usada quando os outros tratamentos não funcionaram. O embrião é formado em laboratório e depois implantado diretamente no útero da mulher.

obstrução das trompas

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Você sabe o que é Gestação Anembrionária?

Esclareça suas principais dúvidas sobre miomas

Infertilidade: conheça a Síndrome dos Ovários Policísticos

Endometriose: uma grande vilã da fertilidade feminina

Reprodução assistida: Inseminação ou Fertilização?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Comentário
  • bom dia.meu nome e fabiane.tenho 39 anos.fui diagnosticada cm as trompa esquerda obstruida.fiz uma fiv dia 9 de novembro.mas infelizmente nao deu certo.gostaria de saber o q deu errado.se vcs souberem me responder.de ja agradeço

    25 de novembro de 2018
  • tenho 39 anos.fiz a histeopinpografia e o diagnóstico foi q tenho umas das trompas obstruidas.a medica falou q eu poderia ficar tentado.mas ja estou a 19 anos cm meu esposo e nd.resolvemos fzer uma fiv.fizemos a transferência de um embriao.mas infelizmente nao deu certo.negativo.gostaria de saber se seria preferivel eu fazer a cirugia pra desobstruir a trompa ou fzer novamente outra fiv?

    25 de novembro de 2018
  • Boa noite! Tenho a trompa direita obstruída e a médica responsável mandou eu procurar um cirurgião. Gostaria de saber se só existe essa opção?

    25 de janeiro de 2019

Deixe um comentário