Pílula anticoncepcional: a pausa é obrigatória?
Essa é uma dúvida muito frequente quando falamos de métodos contraceptivos! Principalmente se tomar a pílula anticoncepcional de forma contínua pode trazer algum risco por excesso de hormônios ou até mesmo prejudicar a fertilidade. Vamos te explicar tudo sobre o assunto. Veja mais:
Não há nenhuma comprovação científica demonstrando que a pausa na ingestão da pílula anticoncepcional traga benefícios à saúde. Ou seja, essa questão não passa de um mito.
As usuárias de métodos hormonais como pílula anticoncepcional, pílula de progesterona, adesivo, anel vaginal, injeção mensal, injeção trimestral, terão o padrão menstrual de acordo com cada método, podendo ficar sem menstruar por longos períodos sem prejuízos à saúde.
Pílula anticoncepcional convencional
No caso da pílula convencional, que combina geralmente os hormônios estrogênio e progesterona, fazer uma pausa de quatro ou sete dias NÃO é obrigatório!
O sangramento “menstrual” não tem significado e portanto não é necessário. Ele é apenas um sangramento de privação – ou seja: só há sangramento por parada dos hormônios! Assim como quando a mulher utiliza outros métodos como anel vaginal ou adesivo.
Pílula anticoncepcional de uso contínuo
Algumas pílulas devem ser tomadas de forma contínua, sem pausa alguma entre as cartelas. Nesses casos, algumas drágeas são inativas para que durante o período de ingestão aconteça o sangramento planejado, ou são pílulas com doses de hormônio idênticas às do restante da cartela, suspendendo assim o sangramento mensal. Depende de cada medicamento.
Sempre converse com o seu ginecologista, viu? Na dúvida, sempre consulte um médico!