Estudos apontam que poluição do ar pode chegar à placenta
Que a poluição do ar pode aumentar o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares muitas pessoas já sabem.
Porém, o que as mamães devem ficar atentas é que um estudo feito na Bélgica mostrou que as mulheres grávidas precisam tomar ainda mais cuidado, pois a poluição do ar pode ir além dos pulmões e chegar até a placenta.
Gestantes devem redobrar os cuidados com a poluição do ar
A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Hasselt e publicada na revista científica Nature Communications, detectou partículas de carbono negro, normalmente emitidas por escapamentos de veículos e usinas de carvão, em amostras de placentas doadas por 28 mães que haviam acabado de dar à luz.
Das 28 placentas, dez eram de mulheres que frequentam áreas de muita poluição, e outras dez de regiões menos poluídas.
Quanto maior era a exposição às regiões com alto índice de poluição, maior era a concentração de partículas nas placentas. Os cientistas rastrearam partículas de carbono negro acumuladas na parte mais próxima do feto, perto da região onde surge o cordão umbilical.
Mesmo que essa descoberta não prove que as partículas atravessam o feto, ou que ela seja responsável por qualquer efeito nocivo aos bebês, é necessário tomar cuidado.
“Como os órgãos fetais estão em pleno desenvolvimento, pode haver, sim, riscos à saúde”, afirmou Tim Nawrot, um dos autores da pesquisa.
Riscos da poluição do ar para a saúde
Para quem tem doenças respiratórias, como asma e bronquite, a poluição do ar pode ocasionar ainda mais crises.
Ela também pode causar outras doenças cardiorrespiratórias, como arritmia cardíaca, aumento das crises de hipertensão, infarto do miocárdio, arteriosclerose, angina, AVC e outros males ligados à diminuição da circulação sanguínea.
Segundo pneumologistas, a poluição do ar em grandes centros afeta a quantidade de abortos espontâneos. O aborto acontece por causa da diminuição da circulação sanguínea na região do útero, por conta dos processos inflamatórios provocados pelas partículas de poluição”.
Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.
Leia mais:
Noiva de Lucas Lucco teve útero perfurado após aborto: entenda como e por que isso ocorre
7 mitos e verdades sobre a relação entre o câncer de mama e a maternidade