HomeGravidezAtenção grávidas para o perigo de comer carnes cruas
alimentacao-gravidez

Atenção grávidas para o perigo de comer carnes cruas

O apetite da mulher quando está grávida é gigante e isso não é novidade. Mas, é nesse momento que vocês precisam ter cuidado, existem diversas pesquisas de alguns alimentos que precisam ser evitados durante a gravidez para não afetar a sua saúde e nem a do bebê. Por exemplo, o consumo de carnes cruas como sushis, sashimis, carpaccio e carnes mal passadas, seja carne bovina e, principalmente suína, são contraindicados durante a gepicanha-940x624stação.

A nutricionista Clarisse Corbelini, do Alô Mamãe conta que um dos principais motivos para evitar a ingestão de carnes cruas e mal passadas é o risco elevado de contaminação e intoxicação alimentar. “A toxoplasmose é uma potencial doença que também pode ser contraída com o consumo de carnes cruas”.

Só para as mamães entenderem a gravidade de não seguir essa dica, são os riscos que a ingestão desse alimento pode trazer: aborto espontâneo, parto prematuro, malformações do feto, baixo peso e morte ao nascer. Após o nascimento, os riscos para o bebê com toxoplasmose são muitos, desde inflamação dos olhos, podendo evoluir para a cegueira, aumento do fígado, pneumonia, convulsões até surdez e retardo mental.

Evite os peixes crus durante a gestação

Outro alimento que precisa sc700x420er cortado é o consumo de peixes crus. A nutricionista conta que ele pode causar a contaminação de um parasita chamado Diphyllobothrium latum. A infecção causada por esse parasita é chamada de difilobotríase. “O consumo de peixes durante a gestação é considerado saudável, porém deve-se atentar para a forma de preparo, que devem ser sempre assados ou cozidos, nunca fritos ou crus”, afirma.

Os peixes, principalmente os com alto teor de ômega-3, como a sardinha e a cavala, são os mais aconselhados. O ômega-3 é uma gordura poliinsaturada e antiinflamatória, composta por EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico).

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário