HomeGravidezSaúde bucal das grávidas: 6 mitos e verdades sobre esse tema
Saúde Bucal

Saúde bucal das grávidas: 6 mitos e verdades sobre esse tema

Para a saúde bucal das grávidas e do bebê é essencial ir ao dentista na gestação. Nessa matéria explicamos porque você deve dar ainda mais atenção à higiene da boca nesse período.

Mitos e Verdades sobre a saúde bucal das grávidas

1 – A gestação favorece o surgimento de cáries?

VERDADE! A alteração nos níveis hormonais ocasionam a alteração do fluxo e da proteção proporcionada pela saliva. Soma-se a isso o fato de que as grávidas passam a comer mais na gestação, o que acaba tornando a boca mais ácida e favorecendo a formação de cáries devido a falta de minério nos dentes.

Vale ressaltar que as bactérias causadoras da cárie oferecem grande risco para o bebê. Existe a possibilidade de que elas acessem a corrente sanguínea e se instalem na placenta, causando parto prematuro e perda de peso do feto.

Saúde Bucal

2 – Os dentes ficam mais fracos durante a gestação?

MITO! Existe uma crendice popular de que o organismo da gestante divide o cálcio com o feto, o que não ocorre. Basta manter uma dieta com bons níveis de cálcio e tanto a mamãe como o bebê terão uma quantidade saudável de cálcio.

3 – Problemas na gengiva podem induzir o parto prematuro?

VERDADE! Nem todas as mulheres sabem disso, mas problemas na gengiva podem sim favorecer o parto prematuro. Isso acontece porque quando ocorre uma infecção, substâncias que induzem o parto como a citocinas e prostaglandinas são ativadas. Bactérias também podem atingir a placenta e ocasionar o parto prematuro.

4 – Grávidas não podem tomar anestesia?

MITO! São indicados apenas em situações emergenciais, mas atualmente já existem anestesias sem vasoconstritores, dessa maneira os vasos sanguíneos não são comprimidos.

Ainda assim, alguns cuidados são necessários para garantir a saúde bucal das grávidas, pois a anestesia pode ultrapassar a barreira placentária e causar danos ao feto.

Saúde Bucal

5 – Grávidas não podem fazer radiografia na boca?

MITO! É permitido fazer radiografia na boca quando se está grávida, mas alguns cuidados essenciais devem ser tomados. A gestante não pode ser exposta a níveis muito altos de radiação, além disso, é recomendado utilizar coletes protetores de chumbo e ter muito cuidado com a região do abdômen.

6 – Estar grávida pode favorecer a gengivite?

VERDADE! Durante a gestação as veias ficam dilatadas e isso provoca uma resposta exagerada dos tecidos gengivais, o que pode facilitar o surgimento da gengivite.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais:

Levar o bebê ao dentista é um ato de amor!

Antes de engravidar: como planejar uma gestação tranquila

Porque a higiene bucal do bebê é tão importante?

Os dentes do bebê nasceram, e agora?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário