HomeGravidezQuanto tempo esperar para engravidar novamente?
engravidar novamente

Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

Dois anos, 18 meses ou um ano? Após ter o primeiro filho, muitas mães se perguntam e procuram saber qual o tempo ideal para engravidar novamente. Muitos profissionais de saúde costumam orientar suas pacientes a esperarem pelo menos um ano e meio para realizarem o chamado intervalo gestacional. Enquanto o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam o intervalo entre uma gravidez e outra de no mínimo um ano, preferencialmente de doisAinda segundo os especialistas da área médica, não é possível estipular um período padrão, pois cada organismo é diferente um do outro e a velocidade de recuperação pós-parto varia de mulher para mulher. Dessa maneira, o médico precisa avaliar a paciente e assim determinar quanto tempo será necessário esperar para uma nova gestação.

engravidar novamente

Alguns médicos só consideram que a mulher está totalmente recuperada no 9º mês após dar à luz, mas é necessário ressaltar que existem exceções. Engravidando no 9º mês após o parto, a mulher daria à luz cerca de 40 semanas depois. Surge então o intervalo de 18 meses entre duas gestações apontado pelos especialistas.

Como o corpo da mulher se recupera no pós-parto?

Depois do parto ocorre o puerpério  – também conhecido como quarentena. Um termo pouco conhecido, mas que tem um significado importante na recuperação da mulher. Se refere aos 40 dias posteriores ao nascimento – período em que o útero aos poucos retorna ao estado de pré-gestação e o bebê precisa ter suas necessidades fisiológicas atendidas em tempo integral.

engravidar novamente

É um período de transição que pode durar entre seis e oito meses. Um conjunto de dias, semanas e meses em que o corpo da mulher se recupera da gravidez e do parto, até normalizar a ovulação, ao mesmo tempo em que a família se adapta à chegada do mais novo grande amor.

Funcionamento normal do organismo precisa ser retomado

Durante a gestação, o organismo da mulher se esforça e se desgasta muito mais, já que o volume sanguíneo aumenta, fazendo com que os pulmões e o coração trabalhem mais para mandar oxigênio e bombear o sangue para todo o corpo. Ao longo dos nove meses, o bebê se desenvolve e consequentemente o útero aumenta de tamanho.

engravidar novamente

Altura Uterina aproximada tem no mínimo 8 centímetros com três meses e pode chegar a até 35,8 centímetros durante os nove meses de gestação 

Após o parto, o útero que aumentou para abrigar o bebê, precisa de em média seis semanas para retornar às suas condições normais. Além disso, o sistema hormonal, que tem sua produção elevada durante a gravidez, também precisa voltar a normalidade.

Siga sempre as orientações médicas para engravidar novamente

O intervalo curto entre gestações aumenta as chances de um parto prematuro e pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Além de oferecer riscos para a saúde da mulher, que não está fisicamente recuperada para uma nova gestação.

Portanto, é importante seguir as recomendações do médico e entender qual o momento apropriado para engravidar novamente, já que o tempo de recuperação do organismo varia em cada caso. Com as orientações de um profissional, a gravidez acontecerá com mais segurança, sem riscos para o bebê e também para a mãe.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais

10 simpatias para saber o sexo do bebê

Chá de bebê revelação: dicas para organizar o seu!

Pré-natal: um guia completo com todos os exames

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário