HomeGravidezTeste de farmácia: uma linha ficou clara! É positivo ou negativo?
Teste de farmácia

Teste de farmácia: uma linha ficou clara! É positivo ou negativo?

O teste de gravidez é um marco na vida de qualquer mulher que já ficou grávida, ou está tentando engravidar. Pode perguntar para quem for: todo mundo lembra do momento em que fez o teste e a ansiedade em aguardar o resultado. A grande maioria opta pelo teste de farmácia, que detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina, indicado quando as duas linhas do teste ficam vermelhas no resultado positivo. Mas e quando uma só fica marcada e a outra bem clarinha? É positivo ou negativo? Primeiro, vamos entender como o teste de farmácia funciona.

Teste de farmácia

Muitas mulheres ainda têm dúvidas de como o teste de farmácia funciona

Como o teste de farmácia funciona?

Logo após a fecundação, o hormônio hCG entra em ação. Ele entra na corrente sanguínea quando o embrião se implanta na parede do útero, e logo seus vestígios chegam à urina. A quantidade aumenta consideravelmente, e rapidamente, conforme as semanas seguintes passam. Como é um hormônio que só é produzido quando há um embrião em desenvolvimento, a gravidez é certa quando o teste de farmácia dá positivo, ou seja, quando as duas linhas ficam vermelhas.

 

Linha clara

Como a segunda linha depende diretamente dos níveis do hCG no corpo, quando ela fica marcada – independente da intensidade da cor, significa que a mulher está grávida (exceto em raríssimos casos, que vamos falar mais abaixo). Pode acontecer se o teste for feito cedo demais, com os níveis do hCG ainda muito baixos no corpo da mulher.

 

Teste de farmácia

As duas linhas significam gravidez, mesmo quando uma delas fica mais clara

 

E o falso negativo?

Quando o resultado do teste de farmácia dá negativo (uma linha vermelha), ainda há esperança. Pode ser que a fecundação seja recente demais para os níveis do hCG serem perceptíveis na urina, e vale a pena esperar alguns dias para refazer o teste.

 

Positivo, mas nem tanto

São raros os casos em que o teste de farmácia dá positivo, mas não há gravidez. Pode acontecer se a mulher tiver sofrido um aborto recente, e ainda não deu tempo dos níveis do hCG zerarem; quando houve ingestão de medicamento que contém o hormônio, como alguns utilizados em tratamentos de fertilidade; um tumor que secrete o hCG ou caso a mulher tenha adquirido um teste de farmácia vencido, o que é bastante incomum.

Então, duas linhas – bem marcadas ou clarinhas, não importa. Parabéns! Pode comemorar a gravidez. A primeira medida é procurar o seu ginecologista, para confirmar a gravidez e agendar o primeiro ultrassom.

 

Teste de farmácia

O teste de farmácia é o mais utilizado para detectar a gravidez

 

Quantos testes de farmácia você já fez? A marca ficou clarinha?

Compartilhe sua história com a gente!

Leia Mais

Teste de farmácia X Exame de sangue

Tomei a pílula na gravidez sem saber, e agora?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Comentário
  • Eu fiz o teste com 15 dias de atraso menstrual.Quando deu dia 14/07/2018 desceu uma quantidade de sangue ñ sei se é nidação ou menstruação. Mas no teste de farmácia que eu fiz deu 2 linhas a 1linha forte bem vermelha já a 2 linha mas fraca mas ñ mostrava cor só parecia como uma marca da’água.

    16 de julho de 2018

Deixe um comentário