HomeGravidezO que é Toxoplasmose e como evitar
toxoplasmose

O que é Toxoplasmose e como evitar

Causada pelo parasita Toxoplasma Gondii, a toxoplasmose é uma doença transmitida pelas fezes contaminadas de gatos e pela ingestão de carne crua, água contaminada e alimentos mal lavados. A doença é aparentemente inofensiva à gestante, passando, muitas vezes, despercebida, porém, muito perigosa para o bebê. Hoje vamos falar tudo sobre a toxoplasmose.

toxoplasmose

 

Entenda a toxoplasmose

Como a doença passa facilmente despercebida na gestante como um simples resfriado, na rotina de exames do pré-natal está incluso um exame de sangue capaz de detectar se você é imune ou não à toxoplasmose.

Se adquirida durante a gravidez, a toxoplasmose pode causar problemas gravíssimos no bebê antes mesmo de nascer. Dentre eles estão: baixo peso, malformações, parto prematuro, aborto espontâneo e até morte ao nascer.

Ao nascer com toxoplasmose congênita, nome dado à doença quando passada de mãe para filho na gestação, o bebê pode ter inflamação no coração, hidrocefalia (líquido dentro da cabeça), icterícia intensa (quando a pele e os olhos ficam amarelados), problemas nos olhos, como estrabismo (quando um olho não segue na mesma direção que o outro), inflamação e até cegueira, aumento do fígado, anemia, pneumonia, surdez, retardo mental e até convulsões.

 

O exame

O IgM e o IgG são exames de sangue capazes de detectar anticorpos de algumas doenças, sendo uma delas, a toxoplasmose. Vamos entender cada um deles:

IgM: indica quando tem uma infecção aguda, ou seja, surge logo no começo da doença e pode permanecer alto por meses depois do contágio.

IgG: este é o anticorpo produzido pelo organismo para combater a doença. Uma vez produzido, ele permanecerá ativo por toda a vida.

 

Os resultados

IgM e IgG negativos: seu organismo nunca entrou em contato com a doença e é preciso tomar cuidados extras para não ter.

IgM e IgG positivos: seu organismo indica que você teve a doença e ela foi devidamente combatida pelos anticorpos, ou seja, dentro de um intervalo de semanas e meses, você teve toxoplasmose.

IgM positivo e IgG negativo: você teve o contato e não tem vestígios dos anticorpos, fique bem atenta às recomendações médicas, você está infectada com a doença.

IgM negativo e IgG positivo: um bom tempo atrás você teve toxoplasmose, e ela não apenas foi combatida, como seu organismo se tornou imune à ela.

 

Você não é imune, como evitar a doença?

  • Se a jardinagem faz parte de seus hobbies, utilize luvas ao manusear a terra, pois pode haver fezes contaminadas de gatos;
  • Lave regularmente muito bem as mãos;
  • Lave frutas, verduras e legumes antes de consumir;
  • Não use a mesma faca e tábua de carnes para cortar outros alimentos;
  • Mantenha a carne congelada por uma semana para matar os parasitas;
  • Cozinhe muito bem a carne antes de comer e lave bem as mãos após manusear a carne crua;
  • Se você não tem ninguém para cuidar do seu gato, limpe a caixinha de areia todos os dias usando luvas, pois os parasitas da toxoplasmose demoram até 24 horas para transmitir a doença;
  • Não alimente seu gato com alimentos crus e não deixe sair na rua.
  • Beba água potável.

 

Agora que já conhece a toxoplasmose e percebeu que o principal é cuidar muito bem da higiene pessoal e da casa, ficou fácil se proteger da doença e garantir uma gestação tranquila e saudável. Faça seu pré-natal direitinho e não perca a chance de tirar todas as dúvidas com seu obstetra durante as consultas regulares.

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Saiba por que o pré-natal é tão importante

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário