HomeGravidezO que a grávida sente antes do trabalho de parto?
trabalho de parto

O que a grávida sente antes do trabalho de parto?

Quando começa o trabalho de parto? A gestação traz muitas dúvidas e é comum que as futuras mamães se surpreendam com as mudanças no próprio corpo e os acontecimentos causados pela proximidade do parto.

Reunimos nesta matéria alguns dos principais sintomas do pré-parto, assim você e todas as futuras mamães e papais saberão direitinho o que acontece nas horas que antecedem o trabalho de parto.

trabalho de parto

Qual o tempo de duração das contrações que precedem o trabalho de parto?

Também conhecidas como pródromos, as primeiras contrações indicam a chegada do parto. Os sintomas podem até mesmo durar dias ou horas e a maneira que ocorrem é variável.  As contrações do parto acontecem a cada 7, 5 ou 3 minutos. Em geral, apresentam um nível semelhante de dor ou vão aumentando. Além disso, resultam na expulsão do tampão mucoso ou o rompimento da bolsa.

Se as contrações ganharam intensidade, é aconselhável realizar respirações peitorais, para isso é necessário inspirar ar pelo nariz e encher o peito, em seguida basta expulsar o ar pela boca, repita esse exercício continuamente para que a dor seja amenizada e controlada.

Sintomas do pré-parto

Quando o parto está se aproximando, o corpo da mulher começa a dar sinais que indicam a chegada desse momento. Por isso, a importância de conhecer esses sintomas é grande, dessa maneira a gestante terá mais tranquilidade para lidar com os momentos que antecedem o parto.

Alterações no colo do útero

Entre as modificações que acontecem no colo do útero está a dilatação e o aumento da maciez na região. É importante realizar exames para verificar a dilatação do colo periodicamente, quanto mais se aproxima a data prevista do parto, maior a necessidade de monitoramento do útero. Seu médico vai fazer esses exames!

Mudanças emocionais

As mudanças emocionais aumentam sua frequência a medida que o trabalho de parto vai se aproximando. É possível que a gestante se torne mais sensível e isso cause até mesmo uma crescente na irritabilidade da mulher. Isso ocorre por conta das múltiplas alterações hormonais que ocorrem principalmente próximo do término da gestação.

Saída do tampão mucoso

O tampão mucoso é uma secreção mucosa que em alguns casos contém pequenas quantidades de sangue. Entre as funcionalidades do tampão mucoso está o papel de selar e proteger o útero durante a gravidez. Quando ocorre a dilatação do útero é realizada a expulsão do tampo uterino.

O bebê se posiciona na pélvis

Normalmente ocorre antes da 37ª ou 38ª semana, mas demora um pouco mais nos casos das mulheres que já tiveram outros filhos. Basicamente, o neném vai se “ajeitando” até se posicionar na saída do útero.

Após isso, a gestante sentirá mais peso e pressão na área da pélvis e também do reto, por outro lado também irá notar que consegue respirar mais facilmente.

trabalho de parto

Instinto de ninho

Pode ser definido como a necessidade de preparação de tudo que tem relação com o bebê. Esse tipo de postura já foi identificada por cientistas em outras espécies de animais. Muitas vezes os dias que antecedem o trabalho de parto é acompanhado de um aumento no nível de atividade das futuras mamães.

Aumento das necessidades fisiológicas

Com a pressão do útero sobre a bexiga, a necessidade de urinar aumenta progressivamente. A descida do bebê também pode aumentar a vontade de defecar da gestante, devido a proximidade entre o canal vaginal e o reto.

Contrações de Braxton Hicks são mais comuns

Braxton Hicks é o nome do médico que identificou as falsas contrações ou contrações de treinamento. Segundo os especialistas elas são normais e muitas vezes não indicam que a gestante realmente entrará em trabalho de parto.

As contrações de Braxton Hicks são espaçadas e bem irregulares. As verdadeiras contrações também tendem a serem crescentes, enquanto as de Braxton Hicks são na mesma intensidade e sem dor. De qualquer maneira é sempre bom ficar atenta e em caso de dúvida procurar apoio médico.

Rompimento da bolsa

Esse é sem dúvida o principal sintoma que indica que haverá um trabalho de parto. Se o saco de líquido amniótico que protege e cobre o bebê estoura, significa que houve o rompimento da bolsa. Quando isso ocorre, uma espécie de líquido esbranquiçado sai do canal vaginal da gestante.

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais

Exercícios na gravidez: quais são os sinais de perigo?

Como a acupuntura pode ajudar na gravidez e amamentação?

Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

Dieta na gravidez pode prejudicar desenvolvimento do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário