HomeGravidezVitaminas essenciais durante a gravidez
reproducao-internet

Vitaminas essenciais durante a gravidez

Todas as gravidinhas precisam manter uma dieta equilibrada e saudável. No período, a demanda do organismo da grávida por vitaminas é maior. Além das necessidades da gestante, o bebê também necessita de nutrientes para a sua formação.

A nutricionista do Alô Mamãe, Clarisse Corbelini disse que as vitaminas do complexo B são essenciais para manter a futura mamãe disposta durante toda a gravidez. “As vitaminas do complexo B fazem parte de um grupo de vitaminas que agem em conjunto com o organismo”. Ela ainda acrescenta, que se alguma falta, a função deixa de ser satisfatória.

reproducao-internet

Para você entender os benefícios das vitaminas do complexo B, a nutricionista Clarisse Corbelini preparou uma lista com todas as funções das vitaminas desse grupo.

Confira os benefícios das vitaminas do complexo B:

  • Vitamina B1 ou Tiamina: está envolvida no metabolismo da glicose e ajuda a prevenir o surgimento de diabetes gestacional. Participa do desenvolvimento das células, do coração, do aparelho circulatório e digestivo do bebê.
  • Vitamina B2 ou Riboflavina: tem ação antioxidante e atua na conversão das vitaminas B6 e B9 para as suas formas ativas.
  • Vitamina B3 ou Niacina: vitamina essencial atuando como estimulante para receptores de neurotransmissores cerebrais produzindo efeitos anti-ansiedade. Em conjunto com as vitaminas B1 + B2 ajuda na produção de energia celular.
  • Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico: é essencial para a formação adequada de anticorpos e ajuda o corpo a lidar com situações estressantes. Tem um papel importante na formação dos hormônios adrenais, além de ser necessário também na síntese de muitos aminoácidos e da vitamina D.
  • Vitamina B6 ou Piridoxina: participa da síntese de anticorpos, histaminas e insulina. Em conjunto com o aminoácido triptofano, constrói a vitamina B3. Aumenta a afinidade da hemoglobina por oxigênio, ajudando a prevenir anemias.
  • Vitamina B7 ou Biotina: essencial no crescimento, replicação celular, síntese de material genético (DNA e RNA). Ajuda na prevenção e tratamento de candidíase vaginal.
  • Vitamina B9 ou Ácido Fólico: uma das vitaminas mais essenciais antes e durante a gestação. É responsável pela correta formação do tubo neural. Além disso, atua na formação e maturação de células vermelhas e brancas da medula óssea.
  • Vitamina B12 ou Cobalamina: é essencial na metabolização dos ácidos graxos, está relacionada à manutenção da memória e é essencial para o desempenho da vitamina B9.

Os alimentos do complexo B são principalmente cereais integrais e grãos ou vegetais escuros, como: agrião, brócolis, rúcula e espinafre, além de leite e derivados.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário