HomeGravidezYoga durante a gestação facilita na hora do parto
yoga na gestação

Yoga durante a gestação facilita na hora do parto

A prática da yoga ajuda a alcançar um equilibro entre corpo, mente e respiração. Muitas mulheres que praticam esse esporte durante a gestação aguçam o bem estar físico, mental e emocional, enquanto se preparam para o parto. A grávida fica mais saudável e confiante, além de ganhar um momento único de contato com seu bebê.

Para iniciar a atividade, é ideal consultar um médico e um instrutor que saberá indicar as melhores posturas e variações para seu caso. De acordo com alguns especialistas, a prática de yoga pode ajudar à amenizar as dores na hora do parto. No primeiro trimestre, eles indicam que a mamãe faça posturas em pé para melhorar a circulação, músculos das pernas, aumento da energia, pois tudo isso fará a diferença na hora de ganhar o bebê. Especialistas mostram que a yoga não é só importante para a gestante, mas também para o bebê que se sentirá relaxado e ao mesmo tempo animado dentro da barriga da mamãe.

 Benefícios da yoga:yoga

  • Alivio de dores nas costas;
  • Comunicação entre mamãe e bebê;
  • Redução da ansiedade;
  • As posturas de yoga alongam os músculos fazendo com que a futura mamãe não fique com os movimentos restritos no final da gravidez.
  • Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto;
  • Melhora da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes.

Para você alcançar os benefícios do esporte, o ideal é que faça pelo menos duas aulas por semana e dedique 10 a 15 minutos diários para a prática que pode ser feita antes de dormir, para ficar mais relaxada e acordar com mais disposição.

Restrições da Yoga durante a gravidez:

Existem algumas posições que comprometem a saúde do pequeno, por isso, sempre converse com o seu obstetra e com o seu treinador – que precisa ser especializado em yoga para gestantes – para auxiliar melhor sobre todas as questões do esporte. Cuidado com as posturas que exigem torção do abdômen e as que são realizadas de cabeça para baixo, pois podem comprometer a saúde do seu bebê.

Preparando-se para o parto:

Durante a yoga, as gravidas podem treinar posturas e respirações que ajudam a suportar melhor as contrações e a facilitar a ‘expulsão’ do bebê. De acordo com alguns especialistas, a mulher que faz yoga não desiste do parto normal na primeira contração, pois conhece toda musculatura da pelve, assim, saberá melhor como suportar as dores.

yoga na gestação

yoga na gestação yoga na gestação

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário