HomeTentantes10 exames que ajudam a descobrir as causas de infertilidade
causas de infertilidade

10 exames que ajudam a descobrir as causas de infertilidade

As causas de infertilidade em homens e mulheres podem ter diversas variantes, como predisposições genéticas, idade biológica e fatores externos que eventualmente se relacionam com a incapacidade de ter filhos.

É importante ter em mente que um diagnóstico mal realizado, pode não identificar as razões da infertilidade e afirmar, de forma equivocada, que o problema não tem causa conhecida.

Para evitar esse tipo de erro, listamos os 10 principais exames para você conhecer as causas de infertilidade! Confira:

causas de infertilidade

Causas de infertilidade – 10 exames para descobrir 

 

1 – Dosagem de hormônios

Alguns hormônios são dosados para avaliar se está tudo certo com a atividade ovariana, o período de ovulação e o desenvolvimento dos folículos.

 

2 – Ultrassonografia transvaginal seriada

Esse exame verifica o tamanho dos folículos ovarianos para que se possa ter uma noção de quando eles estarão realmente maduros para a coleta dos óvulos ou para ovulação natural. Deve ser realizado diversas vezes durante o ciclo ovulatório.

 

3 – Biópsia do endométrio 

Realizada no fim do ciclo menstrual, faz uma análise microscópica de fragmentos do endométrio para avaliar a ação hormonal.

 

4 – Histerossalpingografia 

Exame indicado para detectar anormalidades em órgãos que possam dificultar a gravidez, como trompas e útero. Devem ser consideradas até mesmo as alterações mais sutis na anatomia desses órgãos reprodutivos.

 

5 – Histerossonografia 

Também indicado para verificar a anatomia dos órgãos reprodutivos. É feito com a introdução de uma sonda por via vaginal para injetar um fluido que preenche a cavidade uterina e as trompas.

causas de infertilidade

6 – Ultrassonografia endovaginal com preparo intestinal 

Indicada para diagnosticar casos de endometriose, problema que afeta cerca de 40% das mulheres com dificuldade de engravidar. Também pode diagnosticar outros problemas ovarianos como cistos, tumores, miomas e malformação do útero. 

 

7 – Videolaparoscopia 

Precisa de uma anestesia geral para que uma microcâmera de vídeo seja introduzida no abdômen. Essa câmera visualiza os órgãos reprodutivos em tempo real e consegue detectar problemas como endometriose, aderências e permeabilidade tubária, e operá-los sem necessidade de métodos mais invasivos.

 

8 – Videohisteroscopia 

É o melhor exame para detectar anormalidades da cavidade endometrial e colo uterino como pólipos, miomas e sinéquias. Também realizado com a introdução de uma câmera, pelo colo uterino.

 

9 – Espermograma 

Exame para os homens, que colhe o sêmen na masturbação e, através de análises macro e microscópicas, checa possíveis anomalias nos espermatozóides.

 

10 – Exames genéticos

Anormalidades cromossômicas no homem ou na mulher podem levar à formação de embriões com problemas genéticos que causam falhas na implantação ou abortos. Por isso é importante detectar possíveis alterações, por meio do exame de cariótipo e da fragmentação de DNA seminal, além do exame de biópsia embrionária realizado durante o procedimento de fertilização in vitro em casais com maior probabilidade de apresentar alterações genéticas.

causas de infertilidade

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?!

Quanto tempo é preciso esperar para ter relação sexual após a curetagem?

Gravidez entre amigas é contagiosa?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário