HomeTentantes5 mitos e verdades sobre gravidez que as tentantes precisam saber
mitos e verdades sobre gravidez

5 mitos e verdades sobre gravidez que as tentantes precisam saber

Quando uma mulher quer engravidar, muitos mitos e verdades sobre gravidez vêm à cabeça. Nesse período, é comum ouvir todos os tipos de superstições, teorias e informações por aí, que podem confundir as futuras mamães. 

Por isso, é essencial consultar um médico especializado e de confiança para que as perguntas não se transformem em preocupação. Selecionamos os principais mitos e verdades sobre engravidar , que TODAS as tentantes devem saber!

mitos e verdades sobre gravidez

Mitos e verdades sobre gravidez 

Mulheres que tomam anticoncepcional há muito tempo não engravidam logo depois que param de usar?

MITO: A quantidade de tempo que a mulher tomou anticoncepcional não tem influência sob a fertilidade. Você pode engravidar logo depois que para de usar. O que acontece é que algumas mulheres que usaram anticoncepcional por um longo tempo, podem ficar com os hormônios da pílula grudados nas células de gordura. Esse tipo de caso, mesmo tendo a pausa no uso, os efeitos do método contraceptivo ainda permanecem no organismo por um tempo. Por esse motivo, diversos médicos acreditam ser normal as mulheres tentarem engravidar durante o período de um ano depois de terem parado de usar o anticoncepcional.

Mulheres atletas ou que se exercitam muito podem ter maior dificuldade de engravidar?

VERDADE: Exercícios que são muito intensos, como corridas de longa distância, maratonas, e outros tipos de atividade, podem ter como resultado o que é chamado de “amenorreia secundária”, que é uma ausência nos períodos menstruais. Isso acontece quando a gordura do corpo cai em níveis mais baixos do que o necessário para que  a ovulação aconteça. Não é obrigatório que mulheres que façam exercícios intensos não menstruem. Porém, para aquelas mulheres que querem engravidar é indicado reduzir as atividades físicas para níveis que sejam mais moderados, assim não há prejuízo na ovulação.

A endometriose impede a gravidez?

MITO: Ela não impede, mas pode dificultar que a gravidez. Aproximadamente 50% das mulheres que possuem endometriose são inférteis. Para ficar mais claro é necessário entender a diferença entre infertilidade e esterilidade: uma mulher que é estéril não pode engravidar, mas uma mulher que é infértil tem dificuldades para engravidar.

Se a mulher tem um ciclo menstrual irregular, pode ter dificuldade para engravidar?

VERDADE: Se o ciclo da mulher for irregular, ela não sabe quando está ovulando, então não tem como indicar quando é seu período fértil para poder programar as relações sexuais e, assim facilitar a concepção. O mais indicado é procurar um ginecologista para que o seu ciclo possa ser regulado.

Se as relações sexuais acontecem todos os dias, as chances de a mulher engravidar são maiores?

MITO: A quantidade de espermatozoides diminui com a frequência das ejaculações. O que é aconselhado é que na semana que vem antes da ovulação, o casal que pretende engravidar tenha relações sexuais dia sim, dia não, mas com uma ressalva o “dia sim” precisa cair na metade do ciclo menstrual da mulher. Sendo assim, os espermatozoides têm mais tempo para serem renovados e dessa forma as ejaculações vão ter maior número deles, o que vai acabar facilitando muito a fecundação. 

mitos e verdades sobre gravidez

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais:

Giovanna Ewbank revela gravidez após tratamento de endometriose: entenda mais sobre o caso

Em reality, Karina Bacchi mostra emoções com mais uma tentativa frustrada de gravidez

Amor de Mãe: novela mostra os dilemas vividos pelas tentantes

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário