HomeTentantesAdoção: 7 passos para quem busca esse sonho
adoção

Adoção: 7 passos para quem busca esse sonho

No Brasil, a adoção de crianças segue uma rigorosa cartilha para assegurar que esses menores serão bem cuidados por suas novas famílias. 

Para se candidatar à adoção é necessário ter mais de 18 anos e ter 16 anos a mais que a criança a ser adotada.

O processo tem várias etapas que variam de acordo com o estado e com as Varas de Infância. Os documentos solicitados também são distintos, seguindo as normas de referentes a unidade da Federação.

adoção

Adoção – quais os passos para concretizar esse sonho?!

1.Decisão: é preciso que o candidato tenha plena convicção de que quer adotar uma criança;

2.Documentação: é preciso ir à Vara de Infância e Juventude da sua cidade e pegar a lista de documentos necessários. As listas variam de cidade para cidade, mas em geral pedem os comprovantes de residência e rendimento, os antecedentes criminais e a comprovação de que a pessoa ou o casal é mentalmente saudável;

3.Cursos de preparação: após a entrega dos documentos é preciso participar de uma série de palestras e cursos recomendados pelo Conselho Nacional de Justiça, e que contribuirão para a preparação da família que irá receber a criança;

4.Análise do perfil: a equipe da Vara de Infância e Juventude analisa se o candidato é sozinho ou se é casado. Para o candidato sozinho o rigor é maior do que para casais. 

5.Entrevistas e visitas: os candidatos a adotar uma criança passam por uma série de conversas com especialistas. Ainda, os assistentes sociais fazem visitas para conhecerem o ambiente em que a criança será inserida, avaliando se ele é saudável para recebê-la. Há casos em que os familiares dos candidatos também são entrevistados, já que a chegada da criança afeta a todos.

6.Laudo: após todas as avaliações, a equipe especializada da Vara da Infância e Juventude, emite um laudo que é entregue ao Ministério Público e vai para o juiz, que então decide se a família está habilitada.

7.Cadastro Nacional de Pretendentes: é a materialização da fila de espera. É para lá que vão os nomes habilitados pelos juízes em todo o país. A partir daí, de acordo com o perfil de cada candidato e a data de inscrição, é que acontece a adoção.

adoção

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

Como passar pelo drama do aborto espontâneo?!

Junho: Mês Mundial da Conscientização da Infertilidade

Por que alguns casais tem dificuldade para engravidar outra vez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário