HomeTentantesConheça os alimentos que afetam a fertilidade
alimentos que afetam a fertilidade

Conheça os alimentos que afetam a fertilidade

Se você está pensando em engravidar, é importante saber que diversos fatores estão envolvidos para que ocorra! A mulher nasce com cerca de 300 mil óvulos para toda a sua vida fértil, e até os 30 anos continua está em alta. Dos 35 em diante começa a cair a quantidade de óvulos viáveis para uma gestação. Mas não é apenas o tempo que atrapalha a gestação! O stress, a ansiedade, o cigarro, o consumo de álcool e até alguns alimentos que afetam a fertilidade são responsáveis pela demora na hora de engravidar. E hoje vamos apresentar alguns dos principais alimentos que afetam a fertilidade para que você já exclua do cardápio e agilize a chegada do baby!

alimentos que afetam a fertilidade

A alimentação é um fator que afeta diretamente a fertilidade, por isso é recomendado a reeducação alimentar para o casal que pretende engravidar.

 

Conheça os principais alimentos que afetam a fertilidade

 

Cafeína

Você adora um cafezinho? Pois saiba que ele é um dos principais vilões na hora de engravidar! Seguindo aquele velho ditado de que tudo o que é demais faz mal, a cafeína é um grande exemplo. O consumo em excesso prejudica a absorção de ferro e cálcio, além de aumentar as chances de um aborto espontâneo nas primeiras semanas de gravidez. E não pense que apenas o café deve ser excluído do seu cardápio, o chocolate, refrigerantes de cola e até o chá preto possuem quantidades suficientes de cafeína para atrapalhar a concepção. Estudos comprovam que a cafeína influencia na fertilidade tanto da mulher quanto do homem.

 

alimentos que afetam a fertilidade cafeína

 

Álcool

O álcool não faz mal apenas para o bebê durante a gestação. Ele também é responsável por prejudicar a fertilidade feminina e masculina, diminuindo a quantidade e afetando a qualidade dos espermatozóides. Pesquisadores de Nova Iorque fizeram um estudo sobre a influência do álcool em pacientes de Fertilização In Vitro, e no resultado aquelas que bebiam três taças de vinho por semana diminuíram de 90% daquelas que não consumiram álcool, para 30% as chances de engravidar.

alimentos que afetam a fertilidade álcool

 

Carboidratos Refinados

Alguns alimentos como pão, massa e arroz perdem nutrientes, como antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro, essenciais para quem está tentando engravidar, no processo de refinação, por isso é recomendado cautela e a diminuição no consumo.

 

alimentos que afetam a fertilidade carboidratos refinados

 

Carnes Cruas

Você já deve ter ouvido falar da toxoplasmose, uma doença que, normalmente, é transmitida pelas fezes do gato, e afeta o desenvolvimento do bebê. A carne crua também é responsável pela transmissão da toxoplasmose.

alimentos que afetam a fertilidade carne crua

 

Soja

Graças a presença de um hormônio chamado estrogênio, a soja atrapalha a fertilidade da mulher ao prejudicar a fabricação de folículos e impedir a ovulação.

alimentos que afetam a fertilidade soja

 

Refrigerantes e doces

O excesso de açúcar contidos nestes alimentos são grandes vilões da fertilidade por desregular a produção hormonal, atrapalhando na ovulação e desregulando os ciclos menstruais. Se possível, evite qualquer alimento que contenha açúcar.

alimentos que afetam a fertilidade refrigerantes e doces

 

Se você realmente deseja engravidar, é muito importante que o casal faça uma reeducação alimentar. O organismo precisa estar em pleno funcionamento não apenas para ajudar na fertilidade, mas para garantir uma gestação tranquila e sem problemas. Acompanhamento com profissionais também são super bem-vindos! Agora é só começar as tentativas e se divertir muito no processo! 😉

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Excesso de peso pode causar infertilidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário