HomeGravidezBeta HCG qualitativo e quantitativo: Qual a diferença?
Beta HCG

Beta HCG qualitativo e quantitativo: Qual a diferença?

O universo das tentantes e grávidas é repleto de assuntos que podem gerar dúvidas, como é o caso das diferenças entre o Beta HCG quantitativo e qualitativo. Quem pretende engravidar ou já está grávida acaba se tornando praticamente uma especialista em temas relacionados a gravidez e para que você entenda tudo sobre esses exames, o Blog Teste Positivo preparou uma matéria completa. Confira!

Beta HCG: o hormônio exclusivo

Entre os exames mais comuns está o Beta HCG, para realizá-lo basta procurar um hospital ou laboratório de análises clínicas e retirar uma amostra de sangue. Mas se engana quem pensa que o Beta HCG é um hormônio simples, na realidade se trata do único hormônio exclusivo da gravidez, sua produção inclusive é feita pelo trofoblasto, que produz a placenta e auxilia na implantação do embrião.

Beta HCG

Qualitativo x Quantitativo

O Beta Qualitativo aponta ou não a presença do HCG no sangue, quando retirar o resultado do exame, a saberá se está ou não grávida.

BhCG abaixo de 5 mIU/ml = Significa que o resultado é negativo. Não há gravidez.

BhCG de 5 a 25 mIU/ml = Significa que o resultado está indefinido. Nesse caso, o exame deve ser repetido após 3 dias. Isso ocorre porque o resultado indefinido pode indicar que não há gravidez no momento, mas também pode ser que haja uma gravidez ainda muito recente, daí o motivo de solicitar um novo exame.

BhCG maior que 25 mIU/ml = Significa que o resultado deu positivo para gravidez.

Já o exame Beta HCG Quantitativo é capaz de identificar a quantidade de hormônio no sangue e apontar também em qual semana se encontra a gestação. Por vir com mais explicações, o quantitativo é considerado mais seguro que o teste qualitativo. Outra utilidade do Beta HCG Quantitativo é no controle da doença trofoblástica gestacional, gravidez ectópica e abortamento.

Valores normais de Beta-hCG quantitativo da 1ª à 12ª semana de gestação:

  • 1 semana de gestação: 5-50 mIU/ML hCG
  • 2 semanas de gestação: 20-500 mIU/ML hCG
  • 3 semanas de gestação: 500-5,000 mIU/ML hCG
  • 4 semanas de gestação: 3,000-19,000 mIU/ML hCG
  • 8 semanas de gestação: 14,000-169,000 mIU/ML hCG
  • 12 semanas de gestação: 16,000-160,000 mIU/ML hCG

Beta HCG falso positivo

É possível ocorrer um falso positivo em alguns casos, como quando a implantação do óvulo falha e o embrião se solta da parede uterina. Outros motivos incluem a interferência de algum tipo de medicamento e até mesmo testes vencidos ou defeituosos.

Quando Fazer o Exame de Gravidez?

Não é preciso estar em jejum para fazer o exame beta quantitativo ou beta qualitativo. Podem ser feitos em qualquer período do dia e ambos são muito seguros, pois apenas utilizam o hormônio presente no corpo para identificar a gravidez. Um simples exame de sangue é o suficiente para saber se está grávida ou quantas semanas tem a gestação.

Beta HCG

Para deixar de vez a dúvida de lado e saber quando realizar um exame para gravidez, leve em consideração alguns fatores:

  • Atraso menstrual; deve se ter pelo menos 2 dias sem a menstruação, caso o faça muito cedo, pode ter um resultado falso negativo.
  • Se você fez tratamento de fertilidade com medicamentos a base de HCG, Ovidrel por exemplo, é aconselhável a esperar mais tempo para fazer o exame de gravidez.
  • Ciclos irregulares, o melhor é monitorar o ciclo para saber em quais dias estava fértil.

Se possível peça o exame de gravidez Beta HCG quantitativo, ele é mais eficaz e mais detalhado que o qualitativo, já que a partir do resultado do exame é possível identificar a concentração do hormônio hCG no sangue e, dependendo da concentração, apontar a semana de gestação.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

Leia mais:

Mães saudáveis diminuem risco de obesidade nos filhos, diz estudo

Problemas na tireoide podem causar infertilidade?

Coito programado é técnica simples e eficiente para engravidar

Como lidar com o medo de não conseguir engravidar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário