HomeTentantesVocê sabe calcular o período fértil?
calcular o período fértil

Você sabe calcular o período fértil?

Se você é uma tentante, aprender a calcular o período fértil, ou seja, os dias do mês que você tem mais chances de engravidar, é fundamental. É neste período que acontece a ovulação.

O que é o período fértil?

O período fértil é o intervalo de dias em que a mulher tem mais chances de engravidar, caso tenha relações sexuais. Para entender melhor como ele funciona, é importante saber que o óvulo só permanece viável para fecundação por apenas 24 horas. Já os espermatozóides sobrevivem no organismo da mulher de 3 a 7 dias, sendo que nos primeiros 2 dias eles estarão mais ativos.

calcular o período fértil

 

Calcular o período fértil

Para calcular o período fértil, você precisa saber quanto tempo dura o seu ciclo menstrual. Isso porque o período fértil ocorre normalmente no meio do ciclo, 14 dias antes da próxima menstruação. O primeiro dia do ciclo é quando a menstruação desce. O tempo até o início da próxima menstruação é o seu ciclo menstrual.

Caso você não tenha certeza de quantos dias o seu ciclo dura, monitore os intervalos da sua menstruação por alguns meses e calcule o tempo médio. Com o número em mãos, subtraia 14. Esse será o dia da sua ovulação. Já o período fértil é um intervalo de seis dias que compreende o dia da ovulação e os cinco anteriores à ela.

Toda essa explicação fica mais fácil de ser compreendida com um exemplo:

  • Se uma mulher tem um ciclo de 30 dias, sua ovulação deve ocorrer no 16º dia (30 – 14 = 16), ou seja, seu período fértil ocorre entre o 11º e o 16º dias do ciclo menstrual (dia da ovulação e os cinco anteriores). Já uma mulher com ciclo de 28 dias terá a ovulação no 14º dia do ciclo, portanto ela é mais fértil entre o 9º e o 14º dias. E assim por diante!

Caso o casal tenha relações sexuais nesse período, as chances de engravidar são mais altas, principalmente se elas forem frequentes e próximas ao dia da ovulação.

calcular o período fértil

 

Meu ciclo é muito irregular. Como calcular?

Mulheres com ciclos que duram entre 25 e 30 dias tem os chamados ciclos menstruais regulares. O cálculo que mostramos acima pode ser considerado para estabelecer o período fértil delas. Já as mulheres que têm ciclos com durações muito diferentes (um mês com 22 dias e outro com 30, por exemplo), o ideal é consultar um ginecologista. Definir o dia correto da ovulação nesses casos é muito difícil, e somente um especialista pode estabelecer um critério.

Importante frisar que o cálculo de período fértil não deve ser utilizado como método contraceptivo – a antiga tabelinha, pois as chances de falha são altas. Outra forma de consultar o período fértil é através de aplicativos para calcular a ovulação. Há diversas opções na Internet.

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Inseminação artificial: como funciona?

Fertilização in vitro: como a técnica é realizada

Reserva ovariana: entenda seu papel na fertilidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário