HomeTentantesVocê sabe como funciona seu ciclo menstrual?
ciclo menstrual

Você sabe como funciona seu ciclo menstrual?

Você conhece seu ciclo menstrual? Esta é uma informação muito útil principalmente para as mulheres que estão tentando engravidar e as que estão considerando a possibilidade. Conhecer seu corpo e compreender como funciona o organismo em relação à parte reprodutora ajuda muito a evitar a ansiedade e entender quando e o que deve ser feito durante a fase de tentante. Para responder suas questões e não deixar dúvidas, resolvemos fazer um apanhado geral e explicar o passo a passo de como funciona o seu ciclo menstrual.

ciclo menstrual

É preciso entender seu ciclo menstrual para saber quando é o período fértil e o momento mais propício para que ocorra a gravidez.

Entenda seu ciclo menstrual

A duração do ciclo menstrual gira em torno de 28 dias. É iniciado no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia do outro ciclo. É importante salientar que existem mulheres com ciclos mais curtos, de apenas 21 dias e outras com ciclos mais longos, de até 35 dias. É neste período que o corpo passa por uma preparação com diversas alterações hormonais para uma possível gravidez.

É dividido em duas fases principais:

Folicular – esta dura em média de 12 a 16 dias e é caracterizada pelo crescimento dos folículos ovarianos e a preparação do corpo para a gravidez, quando o endométrio, a membrana que reveste a parede do útero, vai ganhando mais camadas e se tornando mais espessa. O organismo aumenta a produção do hormônio do folículo estimulante (FSH), responsável pelo desenvolvimento dos folículos, que produzem os estrógenos, e contêm os óvulos. Chegando ao pico maior, o organismo deixa de produzir os hormônios e o folículo se rompe, liberando o óvulo para as trompas. Então se inicia a fase lútea.

Lútea – após a ovulação, os folículos começam a produzir outro hormônio, agora chamado de progesterona.  E caso o óvulo não seja fecundado, a produção dele também cai gradativamente junto com os estrógenos. Todo esse processo tem duração de aproximadamente 14 dias. Caso não ocorra a gravidez, a queda na produção hormonal de estrógenos e progesterona causa a descamação do endométrio, que nada mais é do que a eliminação de sangue misturado com as paredes do útero que não podem se manter tão espessas depois de ter o suprimento de sangue cortado.

Você precisa entender quando exatamente é o seu período fértil: quando ocorre o processo de ovulação, o ovulo é liberado e percorre o caminho das trompas até o útero, para então ser fecundado, este é o seu período fértil.

Para calcular o seu período fértil é preciso que você, além de compreender o funcionamento da sua menstruação, fique atenta a duração do seu ciclo. Calcule a média dos últimos três ciclos, subtraia 14 dias e inclua uma margem de dois dias. Por exemplo, em um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre no 14º dia, fazendo seu período fértil ficar entre o 12º e o 16º dia. Como o óvulo tem duração média de 12 a 24 horas, a fecundação fica mais fácil de ocorrer quando há espermatozoides antes da ovulação, pois eles possuem uma duração maior de vida, entre 5 a 7 dias.

Agora que você já entendeu como funciona seu ciclo menstrual, fique atenta e prepare-se para começar as tentativas! Mas precisamos enfatizar que, para ter sucesso, as tentativas podem durar até um ano. Mas não se preocupe e aproveite esta fase, não fique ansiosa e tudo dará certo! 😉

 

Leia mais

Antes de engravidar: como planejar uma gestação tranquila

Quer engravidar mais rápido? Veja dicas incríveis

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário