HomeTentantesCongelamento de óvulos: nasce primeiro bebê gerado por nova técnica
congelamento de óvulos

Congelamento de óvulos: nasce primeiro bebê gerado por nova técnica

As técnicas de congelamento de óvulos são cada vez mais utilizadas por mulheres que desejam preservar a chance de ser mãe. Com o avanço da tecnologia, um novo procedimento foi utilizado com uma paciente do hospital universitário Antoine Béclère, em Clamart, na França. 

Essa mulher, que ficou infértil por causa da quimioterapia, deu à luz ao primeiro bebê gerado por meio da técnica em que óvulos são coletados ainda imaturos, amadurecidos em laboratório, congelados e usados mais de cinco anos depois. Vamos entender melhor?

congelamento de óvulos

Mulher faz congelamento de óvulos ainda imaturos

Normalmente, as mulheres que optam pelo congelamento de óvulos tomam hormônios para estimular a ovulação. Mas, no caso da paciente francesa isso não era possível já que poderia atrapalhar o combate ao tumor. 

A mulher, que não teve seu nome divulgado, teve os óvulos imaturos coletados aos 29 anos, antes de passar por quimioterapia para tratar um câncer de mama. Eles foram amadurecidos no laboratório por um ou dois dias e depois vitrificados – processo que congela as células rapidamente em nitrogênio.

banco de óvulos

Após cinco anos, já sem sinais do câncer, a mulher decidiu que iria engravidar. Mas, como esperado, ela estava infértil. Ao procurar o hospital universitário para um tratamento de fertilização in vitro, os médicos descongelaram sete óvulos, dos quais seis sobreviveram e apenas um se desenvolveu em um embrião saudável. 

Esse embrião se desenvolveu e possibilitou uma gestação de sucesso. O bebê é um menino saudável chamado Jules.

Outras duas mulheres que tratavam câncer e linfoma também passaram pelo mesmo método de maturação e agora estão grávidas. Ambos os processos estão sendo acompanhados no hospital de Clamart. Depois desses casos, os pesquisadores estão buscando maneiras para tornar o procedimento ainda mais eficiente.

inseminação artificial caseira

O que é preservação da fertilidade?

As técnicas de preservação da fertilidade oferecem a possibilidade de adiar o momento de ter um filho às pessoas que não desejam no momento ou tenham alguma condição de saúde que possa prejudicar a sua fertilidade. 

Muitas mulheres estão optando por congelar seus óvulos para poderem ter a chance de realizar o sonho da maternidade no futuro. Este também é o caso de homens que vão passar por quimioterapia e querem congelar o sêmen.

congelamento de sêmen

A maturação in vitro de óvulos, consiste em um processo de fertilização no qual os óvulos são colhidos da mesma maneira da fertilização em vitro (FIV) convencional, porém ainda imaturos. Seu amadurecimento é realizado em laboratório.

Em média, 75% de todos os óvulos imaturos coletados conseguem ser maturados. Porém, após a transferência dos embriões para o útero da paciente, a taxa de implantação varia de 5,5 a 21,6%, bem menor que a média de implantação da FIV convencional (36,9%).

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais:

Curso de gestante: conheça a nova plataforma online da Grão de Gente

Congelamento de sêmen preserva fertilidade masculina

Reprodução assistida: Inseminação ou Fertilização?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário