HomeTentantesCongelamento de sêmen preserva fertilidade masculina
congelamento de sêmen

Congelamento de sêmen preserva fertilidade masculina

Muito se fala sobre a fertilidade da mulher e em formas de prolongar as chances de ser mãe. Mas, cada vez mais, os homens também recorrem a alternativas para preservarem sua fertilidade, para que consigam ser pais no futuro. O congelamento de sêmen é uma das alternativas mais buscadas.

congelamento de sêmen

Mas os homens não são férteis até os 80 anos?

Sim, os homens podem continuar férteis até cerca de 80 anos de idade. Então por que se preocupar em congelar o sêmen?

Primeiro é preciso entender que apesar de férteis até a velhice, os homens não estão imunes aos efeitos da idade avançada. Diversos estudos apontam que quanto mais velhos, menor é a chance de gravidez. Tanto a qualidade, quantidade e mobilidade dos espermatozoides podem diminuir bastante com o avanço dos anos.

Estilo de vida atual diminui a fertilidade dos homens

Outra questão é o atual estilo de vida. Estresse, rotina em grandes metrópoles, alimentação, doenças, obesidade, consumo de álcool, tabagismo e comportamento sexual podem afetar a produção de espermatozoides, prejudicando a fertilidade do homem.

congelamento de sêmen

Congelamento de sêmen preserva chances de ser pai

Para evitar dificuldade para engravidar a parceira no futuro, o congelamento de sêmen é uma alternativa para homens que realizaram vasectomia, cirurgias que possam colocar em risco sua capacidade reprodutiva (intervenções na próstata e/ou testículos, por exemplo) , além de tratamentos invasivos como quimioterapia e radioterapia. Doenças como varicocele e disfunção erétil também podem ser motivo para o desejo de preservar os espermatozoides.

Fonte: Ficar Grávida

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Fertilidade masculina também pode ser afetada pela idade

Inseminação artificial: como funciona?

Fertilização in vitro: como a técnica é realizada

Histerossalpingografia: entenda como o exame é feito

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário