HomeGravidezÉ possível engravidar menstruada?
engravidar menstruada

É possível engravidar menstruada?

A menstruação nada mais é do que o organismo limpando o útero para novamente preparar o ambiente para esperar a chegada do bebê. Mas, você sabia que é possível engravidar menstruada? Sim! Apesar de se tratar de casos raros, essa possibilidade é verdadeira! Hoje, vamos dedicar este post inteirinho para explicar o fenômeno, confira! 😉

engravidar menstruada

 

Engravidar menstruada é possível! Entenda

Antes de mais nada, a gravidez nada mais é do que o óvulo que foi fecundado por um espermatozoide. E para que seja possível engravidar durante a menstruação, o seu ciclo menstrual tem que ser bem curto ou a sua menstruação bem longa!

Vamos entender como funciona a ovulação! Um ciclo normal dura cerca de 28 dias, entre o 9º e o 21º dia um óvulo amadurece. Então, ele é liberado pelo ovário, e logo chega na tuba uterina para aguardar o espermatozoide. Se ele não chega, o óvulo se desloca para o útero e desmancha junto com as paredes uterinas durante a menstruação.

Agora vamos fazer um cálculo super fácil: o óvulo sobrevive apenas 24 horas dentro da trompa após ser liberado pelo ovário, para depois se deslocar para útero. A duração média de um espermatozoide saudável, após a ejaculação dentro do corpo da mulher, gira em torno de 5 dias.

Pense bem, se você tiver relações entre três e quatro dias antes de ovular, o espermatozoide estará no local ideal para encontrar o óvulo e fecundá-lo, assim que o mesmo sair do ovário.

Depois de toda essa explicação, agora vamos supor que o seu ciclo seja mais curto, apenas 22 dias. Se você menstruar no dia 1º, irá ovular mais ou menos no dia 11. E se no dia 7, você tiver relações, os espermatozoides sobreviverão sem maiores problemas até a ovulação. Sendo assim, a teoria de ter “engravidado menstruada” até faz sentido!

É importante salientar que existem casos de pequenos sangramentos durante o período fértil, que podem ser tranquilamente confundidos com a menstruação. Causando uma confusão e a crença de ter engravidado menstruada. Neste caso, você deve procurar imediatamente o seu ginecologista para descobrir as causas deste sangramento.

Precisamos lembrar que o nosso corpo trabalha no tempo dele, e nem sempre somos capazes de prever quando vai ocorrer algo, como é o caso da ovulação. Assim, fica mais fácil acontecer casos diferentes como engravidar menstruada! E lembre-se de sempre ir ao médico em caso de suspeita de gravidez ou sangramentos estranhos.

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Você sabe como funciona seu ciclo menstrual?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Comentário
  • O teste da idade do pai e da mãe deu impar então tudo indica q eu to grávida de uma menina

    25 de julho de 2018

Deixe um comentário