HomeTentantes10 erros comuns que casais tentantes cometem
casais tentantes

10 erros comuns que casais tentantes cometem

Está tentando engravidar, mas não consegue? Ter um filho pode até parecer simples, mas os casais tentantes costumam ter uma série de atitudes que podem dificultar o processo.

Atenção, casais tentantes! Não cometam esses erros:

 

1 – Ter poucas relações sexuais

Esse erro é fácil e divertido de corrigir, né? Embora algumas pessoas pensem que reduzir a frequência das relações sexuais ajuda para quem está tentando engravidar, já que, teoricamente, estariam “reservando” o esperma para quando a mulher estiver ovulando. Mas isso é um mito, ficar muitos dias sem sexo pode prejudicar a concepção.

É mais fácil esquecer o período fértil se o sexo é limitado apenas quando vocês pensam sobre a ovulação. Não precisa descartar o período fértil, tá? É super importante prestar atenção nos dias antes da ovulação, por exemplo, mas não fique preso a isso. Divirta-se!

2 – Exagerar nas relações sexuais

O sexo tá liberado para os casais tentantes, mas não vale exagerar! Tome cuidado para que esse momento de intimidade do casal não se torne apenas um fim reprodutivo, causando um desgaste na relação.

Ninguém merece ver o sexo apenas como uma tarefa pré-ovulatória! Tudo bem não estar com vontade em alguns dias. Não significa uma oportunidade perdida. Faz parte.

casais tentantes

3 – Focar só em posições indicadas para engravidar

Quem nunca ouviu que ‘o missionário’ é a melhor posição para engravidar? Ou que a mulher tem que manter os quadris elevados após o sexo? Nada disso!

Independentemente da posição durante a relação sexual, quando o homem ejacula, o esperma nada e entra diretamente no muco cervical e nas trompas de falópio. Isso acontece em questão de segundos! Relaxe e faça o que você se sente a vontade.

4 – Achar que a mulher é o problema

Quando surge a dificuldade para engravidar, é comum que pensem que tem algo errado fisicamente com a mulher. Não é verdade! Problemas de infertilidade tem a ver com a mulher, com o homem, com ambos ou até nenhum.

Por isso, a melhor coisa é que ambos os parceiros sejam acompanhados por médicos desde o início.

casais tentantes

5 – Contar os dias da ovulação de forma errada

Essa conta pode ser complicada. Principalmente por as regras dos livros didáticos não são certeiros. Nem sempre as mulheres ovulam 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Isso varia de acordo com o ciclo, podendo mudar mudar de mês a mês.

Verificar os sintomas também pode acabar em erro. Nem todas as mulheres que estão tentando engravidar percebem alguma mudança durante esse período. É preciso muita sintonia com o corpo para notar o aumento do corrimento vaginal claro, semelhante à clara de ovo, alguns dias antes da ovulação, por exemplo.

6 – Só ter relações sexuais no dia da ovulação

Deixar para o dia exato da ovulação pode ser tarde demais! Isso porque depois da ovulação, o óvulo pode ser fertilizado apenas cerca de 24 horas. O ideal é fazer sexo nos dias que antecedem, afinal, o esperma pode viver de três a cinco dias.

7 – Usar lubrificante

É melhor repensar, ou pelo menos, checar qual é o tipo do lubrificante. O produto pode afetar negativamente a mobilidade do esperma, dificultando também o alcance do óvulo. Se for preciso usar, procure por algum que seja feito à base de água.

8 – Consultar um especialista cedo demais

Após dois ou três meses de tentativas, é comum ficar frustrado. Isso não significa que uma consulta imediata com um especialista seja necessária! Se o casal tem menos de 35 anos, ciclos menstruais regulares e sem problemas de saúde que possam afetar a tentativa de gravidez, não precisa se preocupar tanto.

9 – Demorar demais para consultar um especialista

O caso muda se vocês têm mais 35 anos, períodos irregulares e histórica de gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica, doenças sexualmente transmissíveis e outros problemas de saúde que afetam a fertilidade.

casais tentantes

10 – Não cuidar da saúde no geral

Casais tentantes costumam focar apenas na saúde reprodutiva. Mas cuidado para não negligenciar a saúde geral! Questões como peso, tabagismo, estresse e uso de medicamentos podem interferir no sucesso da tentativa. Até mesmo a saúde bucal é relevante! Quanto melhor o organismo estiver, mais fácil será de engravidar.

 

Leia Mais:

Até que idade é possível engravidar?

Diabetes pode afetar fertilidade em homens e mulheres

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário