HomeTentantesEspermograma: importante na análise da fertilidade masculina
espermograma

Espermograma: importante na análise da fertilidade masculina

Um dos exames solicitados aos casais que estão com dificuldade para engravidar é o espermograma. O procedimento consiste na coleta do sêmen do homem, para averiguar sua capacidade reprodutiva. É um exame simples e indolor. Também é conhecido como “análise do sêmen”, “contagem espermática”, “citologia seminal” ou ainda “estudo da morfologia espermática”.

Como o espermograma é feito?

A coleta do sêmen é feita através da masturbação sem uso de qualquer tipo de lubrificante, realizada preferencialmente em ambiente laboratorial. Para uma análise mais criteriosa, os especialistas pedem que o homem fique de três a cinco dias em abstinência sexual.

A maioria dos médicos pede mais de uma amostra (média de três) para resultados mais conclusivos. Os exames devem ser feitos com um intervalo de uma a duas semanas entre si.

espermograma

 

Análise da coleta

O espermograma avalia o volume de sêmen e características como cor, viscosidade, pH, entre outros aspectos químicos. Também é verificada a quantidade, motilidade (movimentação) e morfologia (forma) dos espermatozoides.

 

Quais alterações o espermograma pode encontrar?

As alterações no sêmen são variadas. Entre as mais comuns, que podem causar a dificuldade do casal para engravidar, podemos citar:

  • Ausência total de espermatozoides (azoospermia)
  • Baixa quantidade de espermatozoides (oligospermia)
  • Alterações na morfologia (teratospermia)
  • Alterações na motilidade (astenospermia)
  • Problemas na próstata

espermograma

Importante: ter uma boa quantidade de espermatozoides não define a fertilidade do homem. A maioria dos casos de infertilidade masculina está ligada à baixa motilidade dos espermatozoides, que não conseguem chegar até o óvulo na fecundação natural. A partir da conclusão do exame, o médico poderá prescrever outros exames e procedimentos complementares.

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Fertilidade masculina também pode ser afetada pela idade

Inseminação artificial: como funciona?

Fertilização in vitro: como a técnica é realizada

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário