HomeTentantesExcesso de peso pode causar infertilidade
excesso de peso

Excesso de peso pode causar infertilidade

Na intenção de ajudar as tentantes a entender alguns causadores de infertilidade, hoje vamos falar um pouco sobre o motivo de estar associada ao excesso de peso. Não apenas na mulher, mas a obesidade masculina também pode afetar sua fertilidade e atrapalhar o casal de engravidar. Por isso, tão importante quanto a mulher emagrecer, é também o homem manter um peso saudável.

excesso de peso

Diferente da crença de muitos, o excesso de peso pode causar infertilidade masculina e atrapalhar o processo da mulher engravidar.

Vamos entender como o excesso de peso pode afetar a fertilidade do casal

A obesidade está ligada a alterações hormonais capazes de atrapalhar a produção de óvulos e espermatozoides, tanto na quantidade, quanto na qualidade. A quantidade de estrogênio (hormônio sexual feminino) está diretamente associada a quantidade de gordura no corpo, em excesso, ela pode provocar a incapacidade de ovular.

O excesso de tecido adiposo (gordura) é considerado tóxico para o organismo, pois ele pode se alojar em células e tecidos diferentes, inclusive nos óvulos, causando assim, uma deficiência em sua qualidade.

A obesidade também é responsável por diversas outras doenças, como hipertensão e diabetes. A taxa de açúcar descontrolada pode influenciar na qualidade dos óvulos e dos espermatozoides, causando, assim, a infertilidade em ambos.

O cálculo capaz de definir a obesidade é chamado de IMC, ou índice de massa corpórea, e é feito através do peso e da altura do paciente. Você divide o seu peso, em quilogramas, pela sua altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa que pesa 80kg e mede 1,50m terá um IMC de aproximadamente 35,5, o que sugere que ela esta obesa. O peso ideal é verificado quando o resultado está entre 18 e 24,9. O sobrepeso é determinado com IMC acima de 25, e a obesidade, quando está acima de 30.

Para ter certeza de que este é o único motivo da infertilidade, é importante consultar um médico. No caso dele atestar que não há mais nada que impeça a gravidez, a solução é simples, emagrecer saudavelmente. Com o devido acompanhamento médico e através de uma reeducação alimentar aliada a exercícios físicos, você vai conseguir atingir o peso ideal para engravidar e garantir uma gestação saudável. Alguns quilinhos a menos e vocês estarão prontos para engravidar!

excesso de peso

Reeducação alimentar e exercícios é a melhor forma de emagrecer saudavelmente.

Uma dica muito importante para as mulheres que estão pensando em engravidar, cuidem muito bem da saúde, pois além da fertilidade estar diretamente associada, o seu bebê também irá se beneficiar muito! Vamos sempre partir do pressuposto de que uma mamãe saudável é sinônimo de um bebê saudável!

 

Leia mais

Antes de engravidar: como planejar uma gestação tranquila

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário